É questão de rearranjar e transformar evidências, de uma forma tal que permita ir além dessas evidências e chegar a um novo conhecimento. É feita pela adição de um dado novo às evidências já existentes, mas, outras vezes, ela ocorre pela simples recombinação e arranjo de dados já existentes. O essencial é que isso seja feito pelo aluno, por ação e envolvimento do raciocínio e da mente deste.
No método da descoberta o aluno busca a informação, não no sentido de ir localizá-la já pronta nos livros, mas de elaborá-la, procurando chegar a ela através do seu próprio esforço. Em suma, ele a descobre.
Vantagens desse método:

2º O ato de descobrir gratifica e reforça o aluno para novas descobertas.
3º A prática constante de pensar e raciocinar provavelmente levará o aluno a uma capacidade aumentada desta habilidade.
4º Facilita a transferência e memorização de uma nova situação de aprendizagem.
Técnicas do Método da Descoberta
O aluno descobre informações novas, com o auxílio de sua própria mente. A função básica do professor é ajudar para que esta descoberta possa ocorrer, ou seja, criar condições que facilitem esta descoberta.
1º Técnica da Redescoberta
Se caracteriza pela diretividade do professor. Ele orienta e dirige o trabalho do aluno, sem entretanto, tirar-lhe a satisfação da descoberta.
2º Técnica de Problemas

3º Técnica de Projetos
Gira em torno da solução de um problema. O aluno então investiga, de uma forma semelhante aos cientistas, até encontrar uma solução para o problema.
Valor da Técnica da Redescoberta

O trabalho realizado pelo aluno, reconstituindo fatos ou fenômenos, possibilita redescobrir uma explicação, uma lei, um princípio ou uma regra, permitindo-lhe adquirir, por si só, o conhecimento, entender um conteúdo.

Fonte bibliográfica:
HENNIG, Georg J. Metodologia do Ensino de Ciências. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1986.