Conteúdos
O que o ser humano introduz na atmosfera, hidrosfera e biosfera
Poluição, perturbações da biosfera, ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável
Poluição atmosférica; poluição das águas por efluentes urbanos, domésticos, industriais e agropecuários; perturbação da biosfera pela produção, uso e descarte de materiais e sua relação com a sobrevivência das espécies vivas; ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável
• Desequilíbrios ambientais pela introdução de gases na atmosfera, como SO2 , CO2 , NO2 e outros óxidos de nitrogênio
• Chuva ácida, aumento do efeito estufa e redução da camada de ozônio – causas e consequências
• Poluição das águas por detergentes, praguicidas, metais pesados e outras causas, e contaminação por agentes patogênicos
• Perturbações na biosfera por pragas, desmatamentos, uso de combustíveis fósseis, indústrias, rupturas das teias alimentares e outras causas
• Ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e suas inter-relações
• Impactos ambientais na óptica do desenvolvimento sustentável
• Ações corretivas e preventivas e busca de alternativas para a sobrevivência no planeta
Competências / Habilidades
• Reconhecer as variáveis dos gases poluentes (tempo de permanência, solubilidade e interações reacionais) que interferem e provocam a poluição atmosférica.
• Reconhecer as propriedades das principais fontes de emissão dos gases (SO2 , CO2 e CH4 ) responsáveis pela intensificação do efeito estufa.
• Reconhecer as propriedades das principais fontes de emissão dos gases (SO2 , NOx e CO2 ) responsáveis pela intensificação da chuva ácida.
• Reconhecer a atuação dos clorofluorcarbonetos (CFC) na redução da camada de ozônio.
• Identificar os agentes poluidores de águas (esgotos residenciais, industriais e agropecuários, detergentes, praguicidas) com base em textos e dados.
• Identificar os processos e as reações que ocorrem no tratamento de esgotos para a qualidade das águas.
• Identificar as perturbações na biosfera causadas pela poluição de águas, do ar e do solo.
• Identificar os ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e como se inter-relacionam.
• Reconhecer os impactos nos ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico da atmosfera gerados por ações humanas.
• Relacionar a concentração em ppm, de solubilidade, de estrutura molecular e de equilíbrio químico para reconhecer a bioacumulação de pesticidas na cadeia alimentar e os problemas decorrentes de sua utilização.
• Reconhecer vantagens e desvantagens ambientais, sociais e econômicos da utilização de materiais obtidos pelo extrativismo.
• Diferenciar os diferentes tipos de plásticos (polímeros) com base na densidade e concentração para a reciclagem.
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.
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