(Página
de rosto)
Plano
de Ensino
Nome
da Escola:
Disciplina:
Ciências
Área:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Etapa
da Educação Básica: Ensino Fundamental
Série:
9º Ano
Turmas:
Período:
Ano Letivo
Nome
do Professor:
Objetivos
gerais: Auxiliar na formação de
indivíduos capazes de relacionar fenômenos e construir uma consciência
sobre o próprio corpo voltado para a promoção da saúde física, mental e social.
Plano
de ensino: 9º ano – 1º Bimestre
Conteúdos
específicos
Propriedades
dos materiais em sua interação com luz, calor, eletricidade e tensões
mecânicas.
Distinção
entre substâncias químicas e misturas no cotidiano e no sistema produtivo.
Reconhecimento
de transformações químicas por meio de diferenças de propriedades entre
reagentes e produtos.
Substâncias
simples, compostas e seus constituintes – os elementos químicos.
Representação
de elementos, substâncias e transformações químicas: linguagem química.
Habilidades
e competências
Identificar
comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação com forças
mecânicas e a luz.
Reconhecer
a natureza corpuscular da matéria.
Propor
explicações para o comportamento dos materiais utilizando modelos explicativos
simples.
Associar
os resultados de interações dos materiais com diferentes agentes ao
comportamento das partículas que os constituem.
Identificar
evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas.
Descrever
transformações químicas que ocorrem no cotidiano.
Identificar
o fenômeno das transformações químicas, estabelecendo relações de
proporcionalidade entre reagentes e produtos.
Estratégias
Leitura
e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções
de problemas experimentais.
Elaboração
e discussão de hipóteses.
Observação
dirigida de fenômenos.
Pesquisa
em diferentes fontes de informação.
Discussões
coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Avaliações
Elaborar
produtos das atividades.
Questionários
de interpretação.
Descrições
de observações realizadas.
Propostas
de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação
cotidiana.
Recursos
Giz,
lousa, computador, data show, vídeos.
Fonte:
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São
Paulo: SEE, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário