Conteúdos Específicos
Ser humano e saúde – Saúde: um direito da cidadania
O que é saúde
• Saúde como bem-estar físico, mental e social e seus condicionantes, como alimentação, moradia e lazer
• Saúde individual e coletiva – a responsabilidade de cada um
Parasitas humanos e os agravos à saúde
• Os ectoparasitas e os endoparasitas
• Vírus – características, transmissão e prevenção de doenças da região
• Bactérias – características, transmissão e prevenção de doenças da região
• Principais doenças causadas por protozoários (amebíase, leishmaniose, doença de Chagas e malária)
• Epidemias e pandemias
• Verminoses (esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, ancilostomíase (amarelão), filariose (elefantíase) e bicho-geográfico) e medidas preventivas para as mais comuns na região
Competências e Habilidades
• Reconhecer a saúde como bem-estar físico, mental e social, e não apenas como ausência de doenças
• Ler e interpretar indicadores de saúde apresentados na forma de tabelas e gráficos simples
• Reconhecer determinantes e condicionantes de uma vida saudável (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte, lazer etc.), com base em textos e/ou ilustrações
• Propor ações para melhorar a qualidade de vida de uma determinada população, conhecidos os seus indicadores básicos de saúde
• Reconhecer argumentos e propostas que expressem a visão de que saúde é um bem pessoal que deve ser promovido por meio de diferentes ações (individuais, coletivas e governamentais), com base em textos
• Explicar a transmissão e as medidas de prevenção das principais doenças causadas por vírus
• Explicar a transmissão e as medidas de prevenção das principais doenças causadas por bactérias
• Representar e/ou explicar fenômenos que aparecem nos ciclos de transmissão das verminoses mais comuns (esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, ancilostomíase, filariose e bicho-geográfico), bem como as medidas para preveni-las
• Reconhecer a relação entre os ectoparasitas e os endoparasitas e a saúde humana
• Identificar os ciclos de transmissão das principais doenças causadas por protozoários (leishmaniose, doença de Chagas e malária)
• Reconhecer episódios de endemia e/ou epidemia, com base na leitura de textos
• Identificar e explicar condições ambientais e climáticas que favorecem (ou dificultam) a disseminação de algumas doenças, com base na leitura de textos
- Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
- Resoluções de problemas experimentais.
- Elaboração e discussão de hipóteses.
- Observação dirigida de fenômenos.
- Pesquisa em diferentes fontes de informação.
- Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
- Giz
- Lousa
- Notebook
- Data show
- Vídeos
- Microscópio
- Sala de leitura
Avaliações
Atitudinal
Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
Avaliação de leitura
Procedimental
Trabalhos (recorte e colagem, desenhos, etc.)
Conceitual
Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental, 7ª Ano, Volume 1. São Paulo: SEE, 2018.
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.
tem pouco conteudo!!!!!!!!!!
ResponderExcluirvdddddddddddddddddddd
ResponderExcluirisso so estudo em menos de uma aula
ResponderExcluirkkkkkk
ResponderExcluir