É um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação-problema.
Seu objetivo é articular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém).
Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna a garotada corresponsável pela própria aprendizagem.
Os
projetos podem ser planejados e organizados de inúmeras formas, porém algumas
ações são fundamentais:
Tema: delimitar
e conhecer bem o assunto que será estudado e pesquisá-lo previamente.
Objetivos: escolher uma meta de
aprendizagem principal e outras secundárias que atendam às necessidades de
aprendizagem.
Conteúdos: ter
clareza do que as crianças conhecem e desconhecem sobre o tema e o conteúdo do
trabalho.
Tempo estimado: construir
um cronograma com prazos para cada atividade, delimitando a duração total do
trabalho.
Material necessário: selecionar
previamente os recursos e materiais que serão usados, como sites e livros de
consulta.
Apresentação da proposta: deixar
claro para a sala os objetivos sociais do trabalho e quais os próximos passos.
Planejamento das etapas: relacionar
uma etapa à outra, em uma complexidade crescente.
Encaminhamentos: antecipar
quais serão as perguntas que você fará para encaminhar a atividade.
Versões provisórias: revisar
o que a garotada fez e pedir novas versões do trabalho.
Produto final: escolher
um produto final forte para dar visibilidade aos processos de aprendizagem e
aos conteúdos aprendidos.
Avaliação: prever
os critérios de avaliação e registrar a participação de cada um ao longo do
trabalho.
Considerações finais:
Um bom projeto é aquele que indica intenções claras de ensino e permite novas aprendizagens relacionadas a todas as disciplinas envolvidas.
Depois de definido um tema gerador, como meio ambiente, cabe ao professor escolher quais serão os conteúdos a enfocar e os objetivos a alcançar.
deve-se organizar as atividades em cima de um tema considerado envolvente pelos alunos baseado nas reais necessidades de aprendizagem deles.
Deve-se dar ao aluno visibilidade para o processo de aprendizagem pelo qual passou e apresentar o trabalho da turma para a comunidade e os pais, que são estimulados a perceber o avanço de seus filhos.
É necessário expor os objetivos de cada atividade realizada, os registros das várias versões do produto final e as fotos que ilustram o processo.
Professores e gestores precisam tomar uma série de providências como conseguir microfones para as apresentações orais, organizar as cadeiras para os convidados e distribuir suportes para expor os trabalhos pelo espaço reservado para o evento.
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