A interdependência da vida – os seres vivos e suas interações
Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria:
- Cadeias e teias alimentares;
- Níveis tróficos;
- Ciclos biogeoquímicos;
- Ecossistemas, populações e comunidades:
Características básicas dos ecossistemas;
Ecossistemas terrestres e aquáticos;
Densidade e equilíbrio dinâmico de populações;
Relações de competição e de cooperação entre os seres vivos.
Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria:
- Cadeias e teias alimentares;
- Níveis tróficos;
- Ciclos biogeoquímicos;
- Ecossistemas, populações e comunidades:
Características básicas dos ecossistemas;
Ecossistemas terrestres e aquáticos;
Densidade e equilíbrio dinâmico de populações;
Relações de competição e de cooperação entre os seres vivos.
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
- Distinguir matéria orgânica viva da morta
- Diferenciar matéria orgânica originária de animais da originária de vegetais
- Identificar as substâncias necessárias para a produção de matéria orgânica
- Reconhecer todos os grupos de seres vivos produtores de matéria orgânica e os grupos consumidores
- Identificar e explicar as condições e substâncias necessárias à realização de fotossíntese
- Associar a fotossíntese (transformação de energia luminosa em energia química) à produção de matéria orgânica das teias alimentares
- Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou textos
- Identificar os representantes dos níveis tróficos em uma cadeia alimentar
- Reconhecer nos esquemas de cadeias e teias o significado da seta
- Descrever as relações alimentares estabelecidas nas cadeias e teias alimentares
- Comparar os processos pelos quais animais e vegetais utilizam a energia da matéria orgânica
- Descrever a circulação de energia ao longo das cadeias alimentares e identificar as perdas de energia
- Comparar os diferentes tipos de pirâmide alimentar, identificando o que cada uma representa
- Identificar as principais etapas dos ciclos biogeoquímicos
- Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos
- Identificar, em situações concretas, habitat e nicho ecológico
- Relacionar as principais atividades econômicas no cenário nacional às principais alterações nos ecossistemas brasileiros
- Interpretar gráficos e tabelas que contenham dados sobre crescimento e densidade populacional.
- Diferenciar matéria orgânica originária de animais da originária de vegetais
- Identificar as substâncias necessárias para a produção de matéria orgânica
- Reconhecer todos os grupos de seres vivos produtores de matéria orgânica e os grupos consumidores
- Identificar e explicar as condições e substâncias necessárias à realização de fotossíntese
- Associar a fotossíntese (transformação de energia luminosa em energia química) à produção de matéria orgânica das teias alimentares
- Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou textos
- Identificar os representantes dos níveis tróficos em uma cadeia alimentar
- Reconhecer nos esquemas de cadeias e teias o significado da seta
- Descrever as relações alimentares estabelecidas nas cadeias e teias alimentares
- Comparar os processos pelos quais animais e vegetais utilizam a energia da matéria orgânica
- Descrever a circulação de energia ao longo das cadeias alimentares e identificar as perdas de energia
- Comparar os diferentes tipos de pirâmide alimentar, identificando o que cada uma representa
- Identificar as principais etapas dos ciclos biogeoquímicos
- Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos
- Identificar, em situações concretas, habitat e nicho ecológico
- Relacionar as principais atividades econômicas no cenário nacional às principais alterações nos ecossistemas brasileiros
- Interpretar gráficos e tabelas que contenham dados sobre crescimento e densidade populacional.
Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) correspondentes
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos nas diferentes áreas.
7. Argumentar, com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
10. Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos nas diferentes áreas.
7. Argumentar, com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
10. Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
São Paulo faz Escola - Guia de Transição. Área de Ciências da Natureza. Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Orientações para o professor.
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