A organização celular da vida:
- a organização celular como características fundamental de todas as formas vivas
- organização e funcionamento dos tipos básicos de células
As funções vitais básicas:
- o papel da membrana na interação entre célula e ambiente
- tipos de transporte
- processo de obtenção de energia pelos seres vivos
- fotossíntese e respiração celular
- mitose, mecanismo básico de reprodução celular
- cânceres, mitoses descontroladas
- prevenção contra o câncer e tecnologias de seu tratamento.
- a organização celular como características fundamental de todas as formas vivas
- organização e funcionamento dos tipos básicos de células
As funções vitais básicas:
- o papel da membrana na interação entre célula e ambiente
- tipos de transporte
- processo de obtenção de energia pelos seres vivos
- fotossíntese e respiração celular
- mitose, mecanismo básico de reprodução celular
- cânceres, mitoses descontroladas
- prevenção contra o câncer e tecnologias de seu tratamento.
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
- Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como suas funções
- Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes
- Reconhecer e explicar diferenças entre: células eucarióticas e procarióticas células animais e vegetais
- Reconhecer e explicar diferentes funções da membrana celular
- Associar a divisão celular mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares
- Relacionar a gênese de tumores e cânceres a processos descontrolados de divisão celular
- Reconhecer hábitos de vida que guardam estreita relação com determinados tipos de cânceres e indicar as maneiras mais adequadas de prevenção
- Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes
- Reconhecer e explicar diferenças entre: células eucarióticas e procarióticas células animais e vegetais
- Reconhecer e explicar diferentes funções da membrana celular
- Associar a divisão celular mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares
- Relacionar a gênese de tumores e cânceres a processos descontrolados de divisão celular
- Reconhecer hábitos de vida que guardam estreita relação com determinados tipos de cânceres e indicar as maneiras mais adequadas de prevenção
Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) correspondentes
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos nas diferentes áreas.
7. Argumentar, com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar- se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
10. Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos nas diferentes áreas.
7. Argumentar, com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar- se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
10. Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
São Paulo faz Escola - Guia de Transição. Área de Ciências da Natureza. Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Orientações para o professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário