Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Transformações químicas no dia a dia
Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade
•Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações
•Diferentes intervalos de tempo para a ocorrência das transformações
•Reações endotérmicas e exotérmicas
•Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos
•Transformações que podem ser revertidas
Alguns materiais usados no dia a dia
Caracterização de reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e identificação das substâncias
•Propriedade das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade
•Separação de substâncias por filtração, flotação, destilação, sublimação, recristalização
•Métodos de separação no sistema produtivo
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Identificar matérias-primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos industriais
• Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de precipitado, emissão de luz etc.)
• Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo
• Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas
• Descrever as transformações químicas em linguagem discursiva
• Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição
• Classificar fenômenos que resultem em formação de novas substâncias como transformações químicas
• Comparar o tempo necessário para que transformações químicas ocorram (rapidez)
• Classificar transformações químicas como fenômenos endotérmicos e exotérmicos
• Classificar transformações químicas como revertíveis ou não revertíveis
• Realizar cálculos e estimativas e interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas
• Avaliar aspectos gerais que influenciam nos custos (ambiental e econômico) da produção de diferentes materiais
• Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação etc.) com base nas propriedades dos materiais
Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) correspondentes
Competência 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos nas diferentes áreas
Competência 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual- motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo
Competência 7. Argumentar, com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta
Competência 10. Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
São Paulo faz Escola - Guia de Transição. Área de Ciências da Natureza. Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Orientações para o professor.
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