terça-feira, 28 de abril de 2020

Lapbook

Lapbook ou livros dobráveis com bolsos 
É uma espécie de mapa conceitual tridimensional, construído a partir de uma pastinha, em diferentes formatos e dimensões, que representa a abordagem de um determinado conteúdo.

Materiais utilizados
Pastas de papéis de arquivo, cartolina, papel Color Set para criar dobraduras, cola, tesoura, envelopes ou bolsinhos contendo informações acerca do tema e mais o que a criatividade desejar!

Como são feitos 
É composto por diferentes tipos de elementos: dobraduras, mapas e legendas, ilustrações, resumos a partir de pesquisas, enfim, tudo o que estiver relacionado ao tema proposto e o aluno demonstre interesse em utilizar, com o objetivo de representar o seu conhecimento.

Um lapbook é usado para criar uma coleção de mini books (mini livros) e atividades que podem ser postos dentro de uma pasta de papéis. Cada mini book contém um projeto, um ponto fundamental ou conceito relativo ao estudo de determinada unidade, assunto ou fato. 

Os mini books incluídos em um lapbook podem ser de qualquer tamanho ou forma, e podem ser feitos de papel de cópia, papel criativo, ou tecido plano. Eles podem ser impressos ou feitos à mão. As possibilidades são infinitas. 

Benefícios de um lapbook
- Destinam-se a reforçar e suplementar o que o aluno aprendeu sobre determinado assunto.

Permitem aos estudantes serem criativos. 
- Podem ser usados como ferramentas de estudos de várias unidades.
- São pastas já prontas de estudos.
- São ferramentas de revisão imediata.
- São fáceis de armazenar. 

Recursos destacados
- É uma tarefa em que pais e filhos podem trabalhar juntos. Facilita a comunicação entre eles enquanto fazemos uma atividade motivadora. 
- Ele pode se adaptar a qualquer idade. 
- Promove criatividade e autonomia no trabalho, fazendo trabalhos únicos e muito pessoais. 

- Você pode e deve usar diferentes tipos de materiais: cartões, páginas coloridas ou brancas, envelopes, cartões, adesivos, fotos, desenhos ... e decorá-lo como quisermos. Nos ajuda a resumir ou ilustrar qualquer assunto. 

- O aluno pode arquivar para ter em mãos as informações de cada um dos tópicos e brincar com elas.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário