quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Método da Descoberta

É questão de rearranjar e transformar evidências, de uma forma tal que permita ir além dessas evidências e chegar a um novo conhecimento. É feita pela adição de um dado novo às evidências já existentes, mas, outras vezes, ela ocorre pela simples recombinação e arranjo de dados já existentes. O essencial é que isso seja feito pelo aluno, por ação e envolvimento do raciocínio e da mente deste.
No método da descoberta o aluno busca a informação, não no sentido de ir localizá-la já pronta nos livros, mas de elaborá-la, procurando chegar a ela através do seu próprio esforço. Em suma, ele a descobre.

Vantagens desse método:
1º Aprender por descoberta é aprender a solucionar problemas do seu meio, muitas vezes com características inteiramente novas e cujas soluções são totalmente desconhecidas.
2º O ato de descobrir gratifica e reforça o aluno para novas descobertas.
3º A prática constante de pensar e raciocinar provavelmente levará o aluno a uma capacidade aumentada desta habilidade.
4º Facilita a transferência e memorização de uma nova situação de aprendizagem.

Técnicas do Método da Descoberta
O aluno descobre informações novas, com o auxílio de sua própria mente. A função básica do professor é ajudar para que esta descoberta possa ocorrer, ou seja, criar condições que facilitem esta descoberta.

1º Técnica da Redescoberta
Se caracteriza pela diretividade do professor. Ele orienta e dirige o trabalho do aluno, sem entretanto, tirar-lhe a satisfação da descoberta.

2º Técnica de Problemas
Um problema é focalizado e o aluno procura solucioná-lo através do uso do Método Científico. O aluno, com a ajuda do professor, quando necessário, formula hipóteses, coleta dados e formula conclusões. Se caracteriza por uma diretividade intermediária da parte do professor, que assume a função de orientador. O professor pode preparar hipóteses em relação ao problema proposto. O importante é que o aluno descubra por si próprio.

3º Técnica de Projetos
Gira em torno da solução de um problema. O aluno então investiga, de uma forma semelhante aos cientistas, até encontrar uma solução para o problema.

Valor da Técnica da Redescoberta
Nesta técnica é o aluno quem trabalha, observa, analisa e conclui, percebe-se, de imediato, seu valor como instrumento de ensino-aprendizagem. Faz com que o aluno seja capaz de realizar, observar, pensar e concluir com um mínimo de intervenção por parte do professor.
O trabalho realizado pelo aluno, reconstituindo fatos ou fenômenos, possibilita redescobrir uma explicação, uma lei, um princípio ou uma regra, permitindo-lhe adquirir, por si só, o conhecimento, entender um conteúdo.

Possibilita que os alunos improvisem aparelhos e façam experiências complementares, que aprendam a trabalhar disciplinadamente no laboratório, individualmente ou em grupo.

Fonte bibliográfica:
HENNIG, Georg J. Metodologia do Ensino de Ciências. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1986.

2 comentários:

  1. Muito pertinente , ótimo conteúdo, de fácil compreensão,e muito bem explicado,aborda as principais idias do Método da Descoberta, de forma resumida e precisa .

    ResponderExcluir