terça-feira, 15 de maio de 2018

Plano de Ensino Ciências - 7º Ano (4º Bimestre)

Conteúdos Específicos
Ser humano e saúde – Saúde: um direito da cidadania 
O que é saúde  
• Saúde como bem-estar físico, mental e social e seus condicionantes, como alimentação, moradia e lazer  
• Saúde individual e coletiva – a responsabilidade de cada um  
Parasitas humanos e os agravos à saúde  
• Os ectoparasitas e os endoparasitas  
Vírus – características, transmissão e prevenção de doenças da região  
• Bactérias – características, transmissão e prevenção de doenças da região  
• Principais doenças causadas por protozoários (amebíase, leishmaniose, doença de Chagas e malária)  
• Epidemias e pandemias  
• Verminoses (esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, ancilostomíase (amarelão), filariose (elefantíase) e bicho-geográfico) e medidas preventivas para as mais comuns na região

Competências e Habilidades
• Reconhecer a saúde como bem-estar físico, mental e social, e não apenas como ausência de doenças 
• Ler e interpretar indicadores de saúde apresentados na forma de tabelas e gráficos simples 
• Reconhecer determinantes e condicionantes de uma vida saudável (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte, lazer etc.), com base em textos e/ou ilustrações 
• Propor ações para melhorar a qualidade de vida de uma determinada população, conhecidos os seus indicadores básicos de saúde 
• Reconhecer argumentos e propostas que expressem a visão de que saúde é um bem pessoal que deve ser promovido por meio de diferentes ações (individuais, coletivas e governamentais), com base em textos 
• Explicar a transmissão e as medidas de prevenção das principais doenças causadas por vírus 
• Explicar a transmissão e as medidas de prevenção das principais doenças causadas por bactérias 
• Representar e/ou explicar fenômenos que aparecem nos ciclos de transmissão das verminoses mais comuns (esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, ancilostomíase, filariose e bicho-geográfico), bem como as medidas para preveni-las 
• Reconhecer a relação entre os ectoparasitas e os endoparasitas e a saúde humana 
• Identificar os ciclos de transmissão das principais doenças causadas por protozoários (leishmaniose, doença de Chagas e malária) 
• Reconhecer episódios de endemia e/ou epidemia, com base na leitura de textos 
• Identificar e explicar condições ambientais e climáticas que favorecem (ou dificultam) a disseminação de algumas doenças, com base na leitura de textos

Metodologias / Estratégias
- Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.  
- Resoluções de problemas experimentais.  
- Elaboração e discussão de hipóteses.  
- Observação dirigida de fenômenos.  
- Pesquisa em diferentes fontes de informação.  
- Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
- Giz 
- Lousa 
- Notebook 
- Data show 
- Vídeos 
- Microscópio 
- Sala de leitura

Avaliações
Atitudinal 
Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências  
Avaliação de leitura 
Procedimental 
Trabalhos (recorte e colagem, desenhos, etc.) 
Conceitual 
Avaliação bimestral 
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:

Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental, 7ª Ano, Volume 1. São Paulo: SEE, 2018.  
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.

4 comentários: