sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 3ª Série (4º Bimestre)

Conteúdos
O que o ser humano introduz na atmosfera, hidrosfera e biosfera  
Poluição, perturbações da biosfera, ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável  
Poluição atmosférica; poluição das águas por efluentes urbanos, domésticos, industriais e agropecuários; perturbação da biosfera pela produção, uso e descarte de materiais e sua relação com a sobrevivência das espécies vivas; ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável  
• Desequilíbrios ambientais pela introdução de gases na atmosfera, como SO2 , CO2 , NO2 e outros óxidos de nitrogênio  
• Chuva ácida, aumento do efeito estufa e redução da camada de ozônio – causas e consequências  
• Poluição das águas por detergentes, praguicidas, metais pesados e outras causas, e contaminação por agentes patogênicos  
• Perturbações na biosfera por pragas, desmatamentos, uso de combustíveis fósseis, indústrias, rupturas das teias alimentares e outras causas  
• Ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e suas inter-relações  
• Impactos ambientais na óptica do desenvolvimento sustentável  
• Ações corretivas e preventivas e busca de alternativas para a sobrevivência no planeta

Competências / Habilidades
• Reconhecer as variáveis dos gases poluentes (tempo de permanência, solubilidade e interações reacionais) que interferem e provocam a poluição atmosférica. 
• Reconhecer as propriedades das principais fontes de emissão dos gases (SO2 , CO2 e CH4 ) responsáveis pela intensificação do efeito estufa. 
• Reconhecer as propriedades das principais fontes de emissão dos gases (SO2 , NOx e CO2 ) responsáveis pela intensificação da chuva ácida. 
• Reconhecer a atuação dos clorofluorcarbonetos (CFC) na redução da camada de ozônio. 
• Identificar os agentes poluidores de águas (esgotos residenciais, industriais e agropecuários, detergentes, praguicidas) com base em textos e dados. 
• Identificar os processos e as reações que ocorrem no tratamento de esgotos para a qualidade das águas. 
• Identificar as perturbações na biosfera causadas pela poluição de águas, do ar e do solo. 
• Identificar os ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e como se inter-relacionam. 
• Reconhecer os impactos nos ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico da atmosfera gerados por ações humanas. 
• Relacionar a concentração em ppm, de solubilidade, de estrutura molecular e de equilíbrio químico para reconhecer a bioacumulação de pesticidas na cadeia alimentar e os problemas decorrentes de sua utilização. 
• Reconhecer vantagens e desvantagens ambientais, sociais e econômicos da utilização de materiais obtidos pelo extrativismo. 
• Diferenciar os diferentes tipos de plásticos (polímeros) com base na densidade e concentração para a reciclagem.

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

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