sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Plano de Ensino de Ciências – 9º Ano (1º Bimestre)

(Página de rosto)
Plano de Ensino
Nome da Escola:
Disciplina: Ciências
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Etapa da Educação Básica: Ensino Fundamental
Série: 9º Ano
Turmas:
Período: Ano Letivo
Nome do Professor:
Objetivos gerais: Auxiliar na formação de indivíduos capazes de relacionar fenômenos e construir uma consciência sobre o próprio corpo voltado para a promoção da saúde física, mental e social.

Plano de ensino: 9º ano – 1º Bimestre

Conteúdos específicos
Propriedades dos materiais em sua interação com luz, calor, eletricidade e tensões mecânicas.
Distinção entre substâncias químicas e misturas no cotidiano e no sistema produtivo.
Reconhecimento de transformações químicas por meio de diferenças de propriedades entre reagentes e produtos.
Substâncias simples, compostas e seus constituintes – os elementos químicos.
Representação de elementos, substâncias e transformações químicas: linguagem química.

Habilidades e competências
Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação com forças mecânicas e a luz.
Reconhecer a natureza corpuscular da matéria.
Propor explicações para o comportamento dos materiais utilizando modelos explicativos simples.
Associar os resultados de interações dos materiais com diferentes agentes ao comportamento das partículas que os constituem.

Determinar a densidade de misturas e substâncias químicas sólidas.
Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas.
Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano.

Identificar as características dos materiais, diferenciando substância e mistura de substâncias.
Identificar o fenômeno das transformações químicas, estabelecendo relações de proporcionalidade entre reagentes e produtos.

Estratégias
Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções de problemas experimentais.
Elaboração e discussão de hipóteses.
Observação dirigida de fenômenos.
Pesquisa em diferentes fontes de informação.
Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Avaliações
Elaborar produtos das atividades.
Questionários de interpretação.
Descrições de observações realizadas.
Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação cotidiana.

Recursos
Giz, lousa, computador, data show, vídeos.

Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário