(Página
de rosto)
Plano
de Ensino
Nome
da Escola:
Disciplina:
Ciências
Área:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Etapa
da Educação Básica: Ensino Fundamental
Série:
8º Ano
Turmas:
Período:
Ano Letivo
Nome
do Professor:
Objetivos
gerais: Auxiliar na formação de
indivíduos capazes de relacionar fenômenos e construir uma consciência
sobre o próprio corpo voltado para a promoção da saúde física, mental e social.
Plano de ensino – 8º ano (1º Bimestre)
Conteúdos
específicos
Nutrientes
e suas funções.
Necessidades
diárias de alimentos. Dieta balanceada = alimentação variada.
Conteúdo
calórico dos alimentos: calorias e peso corpóreo. Distúrbios alimentares.
Digestão:
o processo dos alimentos e a absorção dos nutrientes.
Respiração:
os movimentos respiratórios e as trocas gasosas. Distúrbios do sistema respiratório.
Circulação sistêmica e circulação pulmonar; o sangue e suas funções. Distúrbios do sistema circulatório.
Excreção:
a estrutura do sistema urinário; a produção de urina.
Sistemas
de defesa do organismo: o sistema imunológico.
Antígenos
e anticorpos. Vacinas e soros.
Fármacos
naturais e sintéticos: perigos da automedicação.
Habilidades e competências
Compreender os principais tipos de nutrientes, associando-os aos alimentos mais comuns presentes na dieta diária.
Compreender os principais tipos de nutrientes, associando-os aos alimentos mais comuns presentes na dieta diária.
Identificar
as diferentes funções que os nutrientes têm no organismo.
Entender
os fundamentos de uma dieta balanceada, identificando os tipos de alimentos e
as quantidades necessárias à manutenção da boa saúde. Comparar o conteúdo
energético de alguns alimentos.
Identificar
doenças relacionadas à alimentação e suas principais causas e consequências
para o desenvolvimento do indivíduo.
Compreender como nosso organismo obtém matéria e energia e como elimina resíduos e substâncias em excesso, mantendo-se em equilíbrio.
Conhecer
os componentes básicos dos sistemas digestório, circulatório, respiratório e
excretor, relacionando-os entre si e reconhecendo o papel de cada um deles na
manutenção do equilíbrio do organismo.
Identificar e classificar vários agentes
externos aos quais os seres humanos estão sujeitos e explicar como o corpo se
defende para manter a integridade do organismo.
Compreender
que o organismo apresenta diferentes mecanismos de defesa: barreiras mecânicas
e sistema imunológico.
Leitura
e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções
de problemas experimentais.
Elaboração
e discussão de hipóteses.
Observação
dirigida de fenômenos.
Pesquisa
em diferentes fontes de informação.
Discussões
coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Elaborar
produtos das atividades.
Questionários
de interpretação.
Descrições
de observações realizadas.
Propostas
de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação
cotidiana.
Giz,
lousa, computador, data show, vídeos.
Fonte:
Currículo
do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo:
SEE, 2010.
Obrigado foi muito proveitoso o conteúdo
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