Conteúdos específicos
Formas de utilização da energia elétrica no cotidiano, na cidade, no país e em nível mundial.
Cálculos
e estimativas de consumo residencial de energia elétrica e a relação entre
consumo e tipos de eletrodomésticos.
Circuito
elétrico residencial e de sistemas simples como lanterna, luminária e luzes de
árvore de Natal.
Risco
e segurança no uso de eletricidade: uso adequado dos aparelhos elétricos,
choques e fios de alta tensão.
Produção
de energia elétrica: impactos ambientais e sustentabilidade.
Recursos
energéticos: petróleo, carvão, gás natural e biomassa.
Transformações
nos processos de produção e uso de energia. Eficiências energéticas das etapas.
Transportes
e diferentes consumos de energia. A evolução dos transportes na história da
humanidade.
Utilizar
a energia elétrica em nosso cotidiano.
Identificar
situações ou atividades de seu dia a dia que dependam da energia elétrica.
Aprender
a medir o consumo de energia dos aparelhos elétricos que são utilizados em
nosso cotidiano. Investigar o circuito elétrico de alguns sistemas simples.
Explorar os riscos envolvidos na utilização de aparelhos elétricos e os cuidados necessários que devemos tomar para evitar situações de risco.
Investigar
a diferença entre materiais condutores e isolantes.
Compreender
as transformações de energia no processo de obtenção de eletricidade.
Entender
como a eletricidade é produzida nas usinas geradoras, enfatizando as
transformações de energia que ocorrem nesse processo.
Compreender
os impactos ambientais decorrentes da geração de energia elétrica e sobre o uso
sustentável de energia.
Relacionar
a evolução dos transportes com o consumo de energia pelo homem.
Ressaltar
o consumo indireto.
Resoluções
de problemas experimentais.
Elaboração
e discussão de hipóteses.
Observação
dirigida de fenômenos.
Pesquisa
em diferentes fontes de informação.
Discussões
coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Visita
ao Museu da Energia de Jundiaí.
Elaborar
produtos das atividades.
Questionários
de interpretação.
Descrições
de observações realizadas.
Propostas
de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação
cotidiana.
Relatório
sobre a visita ao Museu.
Giz,
lousa, computador, data show, vídeos.
Fonte:
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São
Paulo: SEE, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário