Conteúdos
específicos
Olfato
e paladar.
O
sentido do tato.
O
olho – aparelho que decodifica imagens; a propagação da luz; defeitos da visão
e lentes de correção.
Ampliação
da visão – luneta, periscópio, telescópio, microscópio.
O
ouvido, a propagação do som e o ultrassom.
Os
cinco sentidos e a terceira idade.
Habilidades
e competências
Identificar
os mecanismos básicos pelos quais os cheiros e os gostos são sentidos.
Identificar
e explicar as diferentes estruturas da língua na percepção dos diferentes
sabores.
Identificar
as diferentes estruturas responsáveis pelo tato.
Identificar
e explicar os mecanismos básicos de funcionamento do olho humano.
Identificar
e explicar os principais defeitos da visão, bem como os efeitos das lentes na
correção desses defeitos.
Explicar
o funcionamento básico de instrumentos e aparelhos que ampliam a visão humana.
Explicar
o funcionamento básico do sistema auditivo, o processo de propagação dos sons.
Identificar
e reconhecer o impacto do envelhecimento sobre o funcionamento dos órgãos dos sentidos.
Estratégias
Leitura
e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções
de problemas experimentais.
Elaboração
e discussão de hipóteses.
Observação
dirigida de fenômenos.
Pesquisa
em diferentes fontes de informação.
Discussões
coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Avaliações
Elaborar
produtos das atividades.
Questionários
de interpretação.
Descrições
de observações realizadas.
Propostas
de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação
cotidiana.
Recursos
Giz,
lousa, computador, data show, vídeos.
Fonte:
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São
Paulo: SEE, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário