Movimento
de translação da Terra em torno do Sol. A invariância do eixo de rotação no
movimento de translação.
Translação
da Terra e as estações do ano.
Estações
do ano e variações climáticas.
Unidade
de medida de tempo: um ano. Calendários e diversas culturas.
Horário
de verão: seu significado e impacto na conservação da energia e na saúde.
Movimento
da Lua no referencial da Terra. Fases da Lua.
Modelo
explicativo dos movimentos relativos do sistema Sol, Terra e Lua.
O
Sol como estrela e as estrelas como pequenos sóis. O conceito de galáxia.
O
movimento do Sol ao redor do centro da galáxia e o movimento galáctico. O Grupo
Local e outros aglomerados galácticos.
Compreender
o conceito de eixo de rotação.
Compreender
e explicar as estações do ano.
Compreender
o conceito de eclíptica.
Relacionar
as estações do ano com o movimento orbital da Terra e a inclinação de seu eixo
de rotação.
Utilizar modelos explicativos para compreender e explicar as estações do ano.
Associar as estações do ano às mudanças climáticas e sua influência na vida terrestre.
Associar
as estações do ano à duração do dia.
Compreender
a influência das estações do ano na vida terrestre e em fatos cotidianos, como
o horário de verão.
Compreender
que o ano civil não corresponde exatamente ao ano trópico.
Compreender
o calendário como um instrumento de medida de tempo e produto da cultura humana
em determinado local e determinada época.
Entender
algumas particularidades do calendário gregoriano.
Associar a periodicidade das fases e o movimento orbital da Lua.
Compreender
que a Lua e o Sol foram vistos em diferentes épocas e culturas de formas
diferentes.
Compreender
que as estrelas são astros como o Sol, mas que estão extremamente distantes.
Expressar
o lugar onde vive no universo, usando a ideia de escala.
Leitura
e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções
de problemas experimentais.
Elaboração
e discussão de hipóteses.
Observação
dirigida de fenômenos.
Pesquisa
em diferentes fontes de informação.
Discussões
coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Elaborar
produtos das atividades.
Questionários
de interpretação.
Descrições
de observações realizadas.
Propostas
de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação
cotidiana.
Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
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