Conteúdos
específicos
As
relações entre o encéfalo, a medula espinhal e o sistema nervoso periférico.
A
sinapse nervosa.
Sistema
endócrino e o controle das funções do corpo.
Glândulas
exócrinas e endócrinas.
Principais
hormônios e suas funções.
Hormônios
sexuais e a puberdade.
O
perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei.
Como
agem as drogas psicoativas.
Compreender
que o sistema nervoso funciona como uma rede de transmissão de informações
dentro do corpo e tem atuação marcante no controle das atividades corporais.
Entender
que o corpo humano não é meramente a soma dos sistemas e aparelhos que o
compõem, mas sim um todo integrado graças à coordenação central exercida pelos
sistemas nervoso e endócrino.
Identificar
os sistemas nervoso e endócrino como sistemas de relação entre os elementos
internos do corpo e dele todo com o meio ambiente, seja no seu funcionamento
normal seja em situações de risco à integridade pessoal e social.
Conhecer
os efeitos das drogas no organismo.
Estratégias
Leitura
e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções
de problemas experimentais.
Elaboração
e discussão de hipóteses.
Observação
dirigida de fenômenos.
Pesquisa
em diferentes fontes de informação.
Discussões
coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Avaliações
Elaborar
produtos das atividades.
Questionários
de interpretação.
Descrições
de observações realizadas.
Propostas
de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação
cotidiana.
Recursos
Giz,
lousa, computador, data show, vídeos.
Fonte:
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São
Paulo: SEE, 2010.
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