quinta-feira, 14 de maio de 2015

Projeto – Pé de Feijão

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Projeto – Pé de Feijão
Nome da Escola
Disciplina: Biologia
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Etapa da Educação Básica: Ensino Médio
Séries: 1º, 2º e 3º Anos
Turmas: 
Período: Ano Letivo de 2015
Nome do Professor
Objetivos gerais:
Este projeto tem como objetivo observar e registrar a germinação do feijão, seus aspectos (forma e tamanho) e a importância da planta na produção da fotossíntese.

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Projeto: Pé de Feijão
Competências e Habilidades:
- Identificar e explicar as condições e as substâncias necessárias à realização da fotossíntese; 
- Observar a presença da clorofila; 
- Reconhecer o processo fotossintético, relacionando-o com os diferentes seres vivos; 
- Verificar a influência da luz sobre a germinação de sementes de feijão;
- Comparar a porcentagem de germinação e o comprimento médio das plântulas; 
- Aprender a importância dos cotilédones para as plantas; 
- Reconhecer as principais características do desenvolvimento das angiospermas; 
- Relacionar o movimento das plantas às condições de luminosidade (fototropismo e geotropismo).


Experimento: 
Realizar o plantio de grãos de feijão no algodão e anotar o seu crescimento, sua cor e seu desenvolvimento, desde o plantio até um determinado ponto. O tipo do feijão, a qualidade dos grãos e os fatores externos (iluminação, umidade e calor) influenciam o desenvolvimento dos feijões.

Material:
4 sementes de feijão; 1 prato descartável pequeno; 3 chumaços de algodão; água; tampinha plástica de garrafa PET para medida.

Montagem e procedimentos:
- Cada aluno escolherá um regime ou grupo para observação.
- Separar 3 chumaços de algodão e forrar o fundo do recipiente pressionando levemente sem compactar o algodão.
- Encharcar o algodão com aproximadamente uma medida de água. Nunca deixar o algodão seco.
- Colocar 4 sementes sobre o algodão dentro do recipiente. Mas as sementes não devem ficar enterradas.
Grupo A: Colocar o recipiente em um local sem iluminação, por exemplo, dentro do armário ou embaixo da cama.

Grupo B: Colocar o recipiente em um local com iluminação natural, próximo à janela ou na varanda, onde pegue bastante luz solar.
Grupo C: Colocar o recipiente em um ambiente com iluminação artificial, onde haja pouca luz solar e mais luz artificial. 

Grupo D: Colocar o recipiente em uma caixa de sapato fechada, mas que tenha um buraco (diâmetro de um copo) no canto direito ou esquerdo. Deve-se colocar em um lugar que tenha bastante luz solar. Abrir a tampa todos os dias para verificar o que acontece, e se precisar, umedecer o algodão com água.

Relatório
- Verificar o que acontece todos os dias e quando houver mudança, registrar no relatório e fotografar. Anotar a cor da semente, fazer medições e etc. Nunca esquecer de observar o estado de germinação das sementes. 

Variações e observações:
- A quantidade de sementes pode variar com o tipo de recipiente. É necessário usar o mesmo tipo de recipiente para todos os regimes (grupos).
- O algodão pode ser substituído por papel higiênico, areia, cascalho, vermiculita ou outro substrato.
- Mais regimes (grupos) de iluminação podem ser utilizados - controlando-se melhor as intensidades luminosas e os fotoperíodos.
- Outras sementes podem ser utilizadas: milho, laranja, alpiste, abacate (necessitando, claro, recipiente maior), etc. Algumas sementes necessitam de tratamento especial para quebra de dormência.

Questões para o relatório final: 
Quem realiza a fotossíntese? O que é necessário para ocorrer a fotossíntese? O que esse processo produz? Qual a importância da fotossíntese? Se os vegetais realizam a fotossíntese, por que as plantas carnívoras se alimentam de insetos?

- As diferenças nos regimes de iluminação (muito baixa, artificial e natural) corresponderam a diferenças no estado de germinação. Qual regime corresponde a que estado de germinação?
- Observe-se a coloração esverdeada nas plântulas do grupo B e a coloração esbranquiçada das do grupo C. Qual o motivo da mudança de cores?
- Essa característica de germinação de acordo com o regime de luz pode ser pensada em termos de vantagem adaptativa?

Avaliação
- Fazer uma tabela e um gráfico com a classe, indicando se houve germinação ou crescimento.
- Construir um painel com fotos e relatos para expor no mural da escola.
- Elaborar um álbum com imagens e relatos do experimento.

Fonte:
Gil, Ângela & FANIZZI, Sueli. Porta Aberta: Ciências Naturais. São Paulo: FTD, 2002.
http://biomagister.haaan.com/feiradeciencias/experimentos/germinacao1.html
http://cadernodecienciasebiologia.blogspot.com.br/2013/02/experiencia-do-feijao.html
http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/ciencias-experiencia-sobre-fotossintese.htm

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