terça-feira, 15 de maio de 2018

Plano de Ensino Ciências - 7º Ano (1º Bimestre)

Conteúdos Específicos
Terra e Universo – Olhando para o céu 
Elementos astronômicos visíveis  
• O Sol, a Lua, os planetas, as estrelas e as galáxias  
• Localização de estrelas e constelações  
• Cultura e constelações  
• Movimentos dos astros relativos à Terra – de leste a oeste e a identificação da direção norte/sul  
Elementos do Sistema Solar  
• O Sol e os planetas no espaço  
• Forma, tamanho, temperatura, rotação, translação, massa e atmosfera dos integrantes do Sistema Solar  
• Distâncias e tamanhos na dimensão do Sistema Solar e representação em escala

Competências e Habilidades
• Ler e interpretar informações relacionadas ao céu apresentadas em diferentes linguagens, como música, dicionário, desenhos, textos e cartas celestes 
• Descrever e/ou interpretar relatos de fenômenos ou de acontecimentos que envolvam conhecimentos a respeito do céu 
• Diferenciar fenômenos astronômicos de fenômenos não astronômicos 
• Identificar os pontos cardeais, com base em bússola caseira ou tomando como referência o movimento aparente do Sol 
• Reconhecer e utilizar as coordenadas para localizar objetos no céu 
• Observar e identificar algumas constelações no céu e em cartas celestes 
• Reconhecer e empregar linguagem científica na denominação de astros, como planeta, planeta anão, asteroides, satélites, cinturão de asteroides etc. 
• Comparar tamanhos e distâncias relativas entre astros pertencentes ao Sistema Solar, com base em figuras e ilustrações 
• Construir um modelo em escala do Sistema Solar, interpretando as relações entre tamanho e distância dos astros que o integram 
• Expressar de forma textual ideias, percepções e impressões a respeito das grandes dimensões do Sistema Solar em relação à pequena parcela ocupada pela Terra 
• Reconhecer a construção do conhecimento científico relativo às observações do céu como um processo histórico e cultural, com base na análise de textos e/ou modelos

Metodologias / Estratégias
- Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.  
- Resoluções de problemas experimentais.  
- Elaboração e discussão de hipóteses.  
- Observação dirigida de fenômenos.  
- Pesquisa em diferentes fontes de informação.  
- Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
- Giz 
- Lousa 
- Notebook 
- Data show 
- Vídeos 
- Microscópio 
- Sala de leitura

Avaliações
Atitudinal 
Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências  
Avaliação de leitura 
Procedimental 
Trabalhos (recorte e colagem, desenhos, etc.) 
Conceitual 
Avaliação bimestral 
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental, 7ª Ano, Volume 1. São Paulo: SEE, 2018.  
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário