Conteúdos específicos
Qualidade de vida das populações humanas – A saúde individual e
coletiva
O que é saúde
• Saúde como bem-estar físico,
mental e social; seus condicionantes, como alimentação, moradia, saneamento,
meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte e lazer
A distribuição desigual da saúde
• Condições socioeconômicas e
qualidade de vida em diferentes regiões do Brasil e do mundo
• Indicadores de desenvolvimento
humano e de saúde pública, como mortalidade infantil, esperança de vida,
saneamento e acesso a serviços
Habilidades e competências
• Relacionar informações sobre
indicadores de saúde apresentadas em gráficos e tabelas
• Identificar o significado de
“esperança de vida ao nascer”, relacionando esse indicador a outros, como a
mortalidade infantil
• Identificar as relações entre
os diversos acontecimentos que levaram ao conceito de vacina e imunidade
• Reconhecer a importância da
vacinação no combate às doenças, a partir da análise de estatísticas
• Identificar tendências em
séries de dados temporais sobre a evolução da esperança de vida
• Identificar as fragilidades que
acompanham o processo de envelhecimento, propondo estratégias para melhorar a
qualidade de vida dos idosos
• Reconhecer os fatores que
influenciam a saúde no Brasil
• Construir gráficos
representativos da situação de saúde de diferentes regiões
• Inferir sobre o nível de
desenvolvimento humano e de saúde de diferentes regiões do país e do mundo, com
base na análise de indicadores como mortalidade infantil, esperança de vida ao
nascer e mortalidade por causa
• Inferir sobre o nível de
desenvolvimento e de saúde de regiões ou Estados brasileiros com base em suas
respectivas condições de acesso a saneamento básico
• Apresentar conclusões baseadas
em argumentos sobre o impacto positivo das tecnologias na melhoria da qualidade
da saúde das populações (vacinas, medicamentos, exames diagnósticos, alimentos
enriquecidos etc.)
Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para
elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades
Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação
Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos
Bibliografia
Fonte: Caderno do Professor:
Biologia, Ensino Médio, 1ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
Fonte: Currículo do Estado de São
Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário