Conteúdos específicos
O DNA em ação – estrutura e atuação
• Estrutura química do DNA
• Modelo de duplicação do DNA e
história de sua descoberta
• RNA – a tradução da mensagem
• Código genético e fabricação de
proteínas
Habilidades e competências
• Reconhecer o DNA como um polímero
formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula
• Reconhecer o significado da
repetição de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA
• Elaborar esquemas explicativos
do processo de duplicação do DNA
• Reconhecer o emparelhamento
específico entre as bases nitrogenadas que compõem o DNA
• Relacionar a duplicação do DNA
com a complementaridade das bases que o compõem
• Relacionar a duplicação do
DNA ao processo de divisão celular
• Identificar o papel da enzima
DNA polimerase na duplicação do DNA
• Interpretar gráficos e figuras
relativos à duplicação do DNA
• Reconhecer as semelhanças e
diferenças entre o DNA e o RNA
• Relacionar os diferentes tipos
de RNA ao processo de síntese de proteínas
• Descrever o processo de síntese
de proteínas por meio de texto ou esquemas explicativos
• Reconhecer a existência de um
código genético universal, por meio do qual a sequência de bases do DNA é
traduzida em uma sequência de aminoácidos na proteína
• Correlacionar os conceitos
mendelianos aos conhecimentos sobre a estrutura e função do DNA
Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para
elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades
Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação
Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos
Bibliografia
Fonte: Caderno do Professor:
Biologia, Ensino Médio, 2ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
Fonte: Currículo do Estado de São
Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário