Conteúdos específicos
Diversidade da vida e especificidades dos seres vivos
Biologia das plantas
• Aspectos comparativos da evolução
das plantas
• Adaptação das angiospermas
quanto à organização, ao crescimento, ao desenvolvimento e à nutrição
Biologia dos animais
• Padrões de reprodução,
crescimento e desenvolvimento
• Principais funções vitais,
especialmente dos vertebrados
• Aspectos da biologia humana
• Funções vitais do organismo
humano
• Sexualidade
Habilidades e competências
• Reconhecer as principais
características do desenvolvimento das angiospermas
• Comparar os diferentes grupos
vegetais com base nas respectivas aquisições evolutivas
• Associar as características
morfofuncionais dos grandes grupos vegetais aos diferentes habitats por eles
ocupados
• Relacionar o movimento das
plantas às condições de luminosidade
• Identificar os grandes grupos
de seres vivos a partir de características distintivas
• Comparar características gerais
dos grandes grupos de seres vivos
• Identificar e caracterizar os
padrões de reprodução, crescimento e desenvolvimento nos diferentes grupos de
animais
• Reconhecer as características
dos principais filos do reino animal
• Identificar características
comuns aos animais vertebrados
• Identificar os principais
processos físicos e químicos envolvidos na digestão
• Identificar as principais
características da respiração humana
• Identificar as principais
características da circulação humana
• Associar estrutura e função dos
componentes do sistema reprodutor humano (feminino e masculino)
• Identificar o princípio básico
de funcionamento dos métodos anticoncepcionais mais disseminados
• Selecionar dietas adequadas a
demandas energéticas e faixas etárias predeterminadas
Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para
elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades
Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação
Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos
Bibliografia
Caderno do Professor: Biologia,
Ensino Médio, 3ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
Fonte: Currículo do Estado de São
Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário