Conteúdos específicos
Diversidade da vida – O desafio da classificação biológica
Bases biológicas da classificação
• Critérios de classificação,
regras de nomenclatura e categorias taxonômicas reconhecidas
• Taxonomia e conceito de espécie
• Os cinco reinos – níveis de
organização, obtenção de energia, estruturas, importância econômica e ecológica
• Relações de parentesco entre
seres – árvores filogenéticas
Habilidades e competências
• Escrever e reconhecer nomes científicos
• Reconhecer as categorias
taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos
• Criar sistemas de classificação
com base em características dos seres vivos
• Utilizar chaves dicotômicas de
identificação de seres vivos
• Identificar os critérios que
orientaram as diferentes teorias classificatórias, comparando-os entre si
• Caracterizar espécie
• Reconhecer indivíduos que
pertencem a uma mesma espécie, a partir de critérios predeterminados
• Caracterizar o que são híbridos
e como são gerados
• Identificar e comparar os
grandes grupos de seres vivos a partir de características distintivas
• Construir e interpretar árvores
filogenéticas
• Reconhecer relações de
parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos
• Diferenciar a classificação
lineana da classificação filogenética
• Reconhecer características
gerais dos principais representantes dos reinos Monera, Protista, Fungi,
Plantae e Animalia
Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para
elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades
Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação
Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos
Bibliografia
Caderno do Professor: Biologia,
Ensino Médio, 3ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
Fonte: Currículo do Estado de São
Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário