Conteúdos específicos
Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética –
Variabilidade genética e hereditariedade
Mecanismos de variabilidade genética
• Reprodução sexuada e processo
meiótico
Os fundamentos da hereditariedade
• Características hereditárias
congênitas e adquiridas
• Concepções pré-mendelianas e as
leis de Mendel
• Teoria cromossômica da herança
• Determinação do sexo e herança
ligada ao sexo
• Cariótipo normal e alterações
cromossômicas, como Down, Turner e Klinefelter Genética humana e saúde
• Grupos sanguíneos (ABO e Rh) –
transfusões e incompatibilidade
• Distúrbios metabólicos –
albinismo e fenilcetonúria
• Tecnologias na prevenção de
doenças metabólicas
• Transplantes e doenças
autoimunes
• Importância e acesso ao
aconselhamento genético
Habilidades e competências
• Identificar e diferenciar
características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas
• Identificar os aspectos
históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram
propostas
• Elaborar e testar hipóteses
sobre composição genética de indivíduos
• Propor e testar hipóteses sobre
herança, aplicando as ideias de Mendel
• Interpretar dados apresentados
em esquemas, tabelas e gráficos a partir de conhecimentos sistematizados sobre
transmissão das características hereditárias
• Prever os resultados de
cruzamentos genéticos baseados nas leis de Mendel
• Conceituar gene, alelo,
homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo
• Identificar e caracterizar os
principais eventos que ocorrem na meiose
• Identificar e caracterizar o
paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose e o dos genes na
formação dos gametas
• Construir e analisar
heredogramas
• Identificar e caracterizar os
mecanismos básicos envolvidos na determinação do sexo dos organismos em geral
• Identificar e caracterizar o
mecanismo de transmissão das características ligadas aos cromossomos sexuais
Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para
elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades
Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação
Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos
Bibliografia
Fonte: Caderno do Professor:
Biologia, Ensino Médio, 2ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
Fonte: Currículo do Estado de São
Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
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