Conteúdos específicos
Qualidade de vida das populações humanas – A saúde coletiva e ambiental
Agressões à saúde das populações
• Principais doenças no Brasil de
acordo com sexo, renda e idade
• Doenças infectocontagiosas,
parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais, sexualmente
transmissíveis e por intoxicação ambiental
• Gravidez na adolescência como
risco à saúde
• Medidas de promoção da saúde e
prevenção de doenças
• Impacto de tecnologias na
melhoria da saúde – vacinas, medicamentos, exames, alimentos enriquecidos,
adoçantes etc.
Saúde ambiental
• Saneamento básico e impacto na
mortalidade infantil e em doenças contagiosas e parasitárias
• Tecnologias para aperfeiçoar o
saneamento básico
Habilidades e competências
Reconhecer os riscos
diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas
etárias, a partir de estatísticas de saúde
• Identificar as causas mais
frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o
risco de óbito
• Agrupar diferentes causas de
morte segundo semelhança
• Reconhecer a gravidez na
adolescência como um risco à saúde, a partir de estatísticas de saúde
• Reconhecer o impacto de uma
gravidez na adolescência nos projetos pessoais e profissionais dos envolvidos
• Reconhecer práticas sexuais que
envolvem riscos de gravidez
• Identificar diferentes métodos
contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade
• Reconhecer a gravidez na
adolescência como um risco à saúde individual e como um problema de saúde
pública
• Elaborar, apresentar e discutir
hipóteses sobre a alta prevalência de gravidez entre adolescentes
• Reconhecer situações de risco
de contrair aids, propondo estratégias para redução desse risco
• Identificar as diferentes
formas de preconceito contra portadores do vírus da imunodeficiência adquirida
(HIV), propondo estratégias para minimizar essa situação
• Reconhecer ambiguidades e
imprecisões em textos explicativos sobre prevenção de DSTs e aids
Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para
elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades
Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação
Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos
Bibliografia
Fonte: Caderno do Professor:
Biologia, Ensino Médio, 1ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
Fonte: Currículo do Estado de São
Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
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