sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Plano de Ensino Biologia - 3º Ano (3º Bimestre)

Conteúdos específicos
Origem e evolução da vida – Hipóteses e teorias
A origem da vida
• Hipóteses sobre a origem da vida
• Vida primitiva
Ideias evolucionistas e evolução biológica
• As ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck
• Mecanismos da evolução das espécies – mutação, recombinação gênica e seleção natural
• Fatores que interferem na constituição genética das populações – migração, seleção e deriva genética
• Grandes linhas da evolução dos seres vivos – árvores filogenéticas

Habilidades e competências
• Interpretar concepções religiosas e científicas para a origem da vida e dos seres vivos
• Identificar e caracterizar as evidências da evolução biológica
• Identificar os mecanismos geradores (mutação e recombinação) e os fatores orientadores (seleção natural) da grande variabilidade dos seres vivos
• Identificar o papel dos isolamentos geográfico e reprodutivo na formação de novas espécies
• Reconhecer as principais etapas da evolução dos grandes grupos de organismos
• Identificar evidências do processo de evolução biológica (fósseis, órgãos análogos, homólogos e vestigiais)
• Interpretar a história da vida na Terra com base em escala temporal, indicando os principais eventos (surgimento da vida, das plantas, do homem etc.)
• Identificar as ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck com base na leitura de textos históricos
• Inferir que o resultado da seleção natural é a preservação e a transmissão para os descendentes das variações orgânicas favoráveis à sobrevivência da espécie no ambiente 
• Analisar as ideias sobre a origem da vida a partir da leitura de textos históricos
• Estabelecer a relação entre as condições da Terra primitiva e a origem dos primeiros seres vivos
• Identificar por comparação as conquistas evolutivas de um grupo de seres vivos em relação a outros
• Interpretar árvores filogenéticas e determinar, nesse tipo de representação, as relações de parentesco entre os seres vivos

Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades

Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação

Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos

Bibliografia
Caderno do Professor: Biologia, Ensino Médio, 3ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.

Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário