quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Projeto – Feira Cultural

A folha de rosto deve conter:

Nome da escola:
Disciplina: Ciências
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Etapa da Educação Básica: Ensino Fundamental
Séries:
Turmas:
Período: Ano letivo da visita
Nome do professor:

Objetivos gerais:

- Aproximar os alunos de práticas sociais, como a busca por informações e a apresentação delas.
- Trazer um novo propósito para a leitura em aula: ler para estudar e para saber mais sobre um tema.

Próxima página deve conter:

Tema: Doenças e vacinação

Apresentação da proposta: 

- Deixar claro para a sala os objetivos sociais do trabalho e quais os próximos passos: pesquisar, confeccionar cartazes, maquetes, folder, gibis educativos, peça de teatro, apresentação no PowerPoint e etc.


Objetivos:

- Identificar as causas mais frequentes de mortalidade, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito.

- Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança.

- Reconhecer a importância da vacinação no combate às doenças, a partir da análise de estatísticas.

Conteúdos:

- Doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais, sexualmente transmissíveis e por intoxicação ambiental.
- Vacinação

Competências e habilidades:

- Fazer pesquisa (busca de informações) nos livros.

- Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

- Relacionar informações representadas na forma escrita e conhecimentos prévios para construir uma argumentação consistente.

Estratégias:

- Leitura e interpretação de texto.
- Exposição dialogada.
- Incentivar a confecção de maquetes, construir trabalhos para expor no mural, apresentação de teatro, apresentar trabalhos utilizando o data show.


Material necessário:

- Papel, caneta, lápis, cola, tesoura, lápis coloridos, isopor, cartolina, papel crepom, papel de seda, papel cartão, caderno do aluno, sites de referência, revistas, jornais, livros, data show, mural.

Avaliação: 

- Prever os critérios de avaliação e registrar a participação de cada um ao longo do trabalho.

- Avaliar a qualidade das manifestações dos alunos sobre os temas abordados.

Bibliografia:

Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 8º Ano, Volume 1. São Paulo: SEE, 2009.
Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 9º Ano, Volume 2. São Paulo: SEE, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário