segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Plano de Ensino de Ciências – 8º Ano (1º Bimestre)

(Página de rosto)
Plano de Ensino
Nome da Escola:
Disciplina: Ciências
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Etapa da Educação Básica: Ensino Fundamental
Série: 8º Ano
Turmas:
Período: Ano Letivo
Nome do Professor:
Objetivos gerais: Auxiliar na formação de indivíduos capazes de relacionar fenômenos e construir uma consciência sobre o próprio corpo voltado para a promoção da saúde física, mental e social.

Plano de ensino  8º ano (1º Bimestre)

Conteúdos específicos
Nutrientes e suas funções.
Necessidades diárias de alimentos. Dieta balanceada = alimentação variada.
Conteúdo calórico dos alimentos: calorias e peso corpóreo. Distúrbios alimentares.
Digestão: o processo dos alimentos e a absorção dos nutrientes.
Respiração: os movimentos respiratórios e as trocas gasosas. Distúrbios do sistema respiratório.


Circulação sistêmica e circulação pulmonar; o sangue e suas funções. Distúrbios do sistema circulatório.
Excreção: a estrutura do sistema urinário; a produção de urina.
Sistemas de defesa do organismo: o sistema imunológico.
Antígenos e anticorpos. Vacinas e soros.
Fármacos naturais e sintéticos: perigos da automedicação.

Habilidades e competências
Compreender os principais tipos de nutrientes, associando-os aos alimentos mais comuns presentes na dieta diária.
Identificar as diferentes funções que os nutrientes têm no organismo.

Entender os fundamentos de uma dieta balanceada, identificando os tipos de alimentos e as quantidades necessárias à manutenção da boa saúde. Comparar o conteúdo energético de alguns alimentos.
Identificar doenças relacionadas à alimentação e suas principais causas e consequências para o desenvolvimento do indivíduo.


Compreender como nosso organismo obtém matéria e energia e como elimina resíduos e substâncias em excesso, mantendo-se em equilíbrio.
Conhecer os componentes básicos dos sistemas digestório, circulatório, respiratório e excretor, relacionando-os entre si e reconhecendo o papel de cada um deles na manutenção do equilíbrio do organismo. 

Identificar e classificar vários agentes externos aos quais os seres humanos estão sujeitos e explicar como o corpo se defende para manter a integridade do organismo.
Compreender que o organismo apresenta diferentes mecanismos de defesa: barreiras mecânicas e sistema imunológico.

Estratégias
Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções de problemas experimentais.
Elaboração e discussão de hipóteses.
Observação dirigida de fenômenos.
Pesquisa em diferentes fontes de informação.
Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Avaliações
Elaborar produtos das atividades.
Questionários de interpretação.
Descrições de observações realizadas.
Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação cotidiana.

Recursos
Giz, lousa, computador, data show, vídeos.

Fonte:
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.



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