quinta-feira, 21 de março de 2019

Plano de Transição Biologia - 1ª Série (1º Bimestre)

Tema/Conteúdos
A interdependência da vida – os seres vivos e suas interações 
Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria: 
- Cadeias e teias alimentares; 
- Níveis tróficos; 
- Ciclos biogeoquímicos; 
- Ecossistemas, populações e comunidades: 
Características básicas dos ecossistemas; 
Ecossistemas terrestres e aquáticos; 
Densidade e equilíbrio dinâmico de populações; 
Relações de competição e de cooperação entre os seres vivos.

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
- Distinguir matéria orgânica viva da morta 
- Diferenciar matéria orgânica originária de animais da originária de vegetais 
- Identificar as substâncias necessárias para a produção de matéria orgânica 
- Reconhecer todos os grupos de seres vivos produtores de matéria orgânica e os grupos consumidores 
- Identificar e explicar as condições e substâncias necessárias à realização de fotossíntese 
- Associar a fotossíntese (transformação de energia luminosa em energia química) à produção de matéria orgânica das teias alimentares 
- Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou textos 
- Identificar os representantes dos níveis tróficos em uma cadeia alimentar 
- Reconhecer nos esquemas de cadeias e teias o significado da seta 
- Descrever as relações alimentares estabelecidas nas cadeias e teias alimentares 
- Comparar os processos pelos quais animais e vegetais utilizam a energia da matéria orgânica 
- Descrever a circulação de energia ao longo das cadeias alimentares e identificar as perdas de energia
- Comparar os diferentes tipos de pirâmide alimentar, identificando o que cada uma representa 
- Identificar as principais etapas dos ciclos biogeoquímicos 
- Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos 
- Identificar, em situações concretas, habitat e nicho ecológico 
- Relacionar as principais atividades econômicas no cenário nacional às principais alterações nos ecossistemas brasileiros 
- Interpretar gráficos e tabelas que contenham dados sobre crescimento e densidade populacional.

Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) correspondentes
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos nas diferentes áreas.  
7. Argumentar, com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
10. Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Metodologias / Estratégias 
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.  
• Resoluções de problemas experimentais.  
• Elaboração e discussão de hipóteses.  
• Observação dirigida de fenômenos.  
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.  
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.  

Recursos utilizados 
• Giz  
• Lousa  
• Notebook  
• Data show  
• Sala de leitura  
• Biblioteca  
• Laboratório  
• Microscópio  

Avaliações 
Atitudinal:  
• Avaliação do caderno  
- Leitura de textos e questionários de interpretação  
• Relatório de experiências  
- Descrições de observações realizadas com experiências  
• Avaliação de leitura   
Procedimental:  
• Trabalhos (cartaz, folder)  
Conceitual:  
• Avaliação mensal  
• Avaliação bimestral   
Recuperação contínua  

Fonte bibliográfica:
São Paulo faz Escola - Guia de Transição. Área de Ciências da Natureza. Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Orientações para o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário