quinta-feira, 21 de março de 2019

Plano de Transição Biologia - 2ª Série (1º Bimestre)

Tema/Conteúdos
A organização celular da vida: 
- a organização celular como características fundamental de todas as formas vivas 
- organização e funcionamento dos tipos básicos de células 
As funções vitais básicas: 
- o papel da membrana na interação entre célula e ambiente 
- tipos de transporte 
- processo de obtenção de energia pelos seres vivos 
- fotossíntese e respiração celular 
- mitose, mecanismo básico de reprodução celular 
- cânceres, mitoses descontroladas 
- prevenção contra o câncer e tecnologias de seu tratamento.

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
- Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como suas funções 
- Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes 
- Reconhecer e explicar diferenças entre: células eucarióticas e procarióticas células animais e vegetais 
- Reconhecer e explicar diferentes funções da membrana celular 
- Associar a divisão celular mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares 
- Relacionar a gênese de tumores e cânceres a processos descontrolados de divisão celular
- Reconhecer hábitos de vida que guardam estreita relação com determinados tipos de cânceres e indicar as maneiras mais adequadas de prevenção

Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) correspondentes
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos nas diferentes áreas. 
7. Argumentar, com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do  planeta.  
8. Conhecer-se, apreciar- se e cuidar de sua saúde física  e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 
10. Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Metodologias / Estratégias 
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.  
• Resoluções de problemas experimentais.  
• Elaboração e discussão de hipóteses.  
• Observação dirigida de fenômenos.  
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.  
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.  

Recursos utilizados 
• Giz  
• Lousa  
• Notebook  
• Data show  
• Sala de leitura  
• Biblioteca  
• Laboratório  
• Microscópio  

Avaliações 
Atitudinal:  
• Avaliação do caderno  
- Leitura de textos e questionários de interpretação  
• Relatório de experiências  
- Descrições de observações realizadas com experiências  
• Avaliação de leitura   
Procedimental:  
• Trabalhos (cartaz, folder)  
Conceitual:  
• Avaliação mensal  
• Avaliação bimestral   
Recuperação contínua  

Fonte bibliográfica:
São Paulo faz Escola - Guia de Transição. Área de Ciências da Natureza. Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Orientações para o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário