quinta-feira, 21 de março de 2019

Plano de Transição Química - 3ª Série (1º Bimestre)

Tema/Conteúdos
Atmosfera como fonte de materiais para uso humano 
Extração de materiais úteis da atmosfera; produção da amônia e estudos sobre a rapidez e a extensão das transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio como matéria-prima para produzir alguns materiais  
• Liquefação e destilação fracionada do ar para obtenção de matérias-primas (oxigênio, nitrogênio e gases nobres) 
• Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações (concentração, temperatura, pressão, estado de agregação e catalisador) 
• Modelos explicativos da velocidade das transformações químicas 
• Estado de equilíbrio químico – coexistência de reagentes e produtos em certas transformações químicas 
• Processos químicos em sistemas naturais e produtivos que utilizam nitrogênio – avaliação de produção, consumo e utilização social

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Reconhecer o ar atmosférico como formado por uma mistura de gases 
• Optar pelo processo de destilação fracionada para separar substâncias com temperaturas de ebulição próximas 
• Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem 
• Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador) que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química 
• Reconhecer a orientação e a energia de colisão como fatores determinantes para que ocorra uma colisão efetiva  
• Reconhecer que transformações químicas podem ocorrer em mais de uma etapa e identificar a etapa lenta de uma transformação química como a determinante da velocidade com que ela ocorre 
• Identificar transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela comparação entre dados tabelados referentes ao rendimento real e o estequiometricamente previsto dessas transformações 
• Relacionar a energia de ativação da etapa lenta da transformação química com a velocidade com que ela ocorre 
• Aplicar os conhecimentos referentes às influências da pressão e da temperatura na rapidez e na extensão de transformações químicas de equilíbrio para escolher condições reacionais mais adequadas 
• Fazer previsões qualitativas sobre como composições de variáveis podem afetar as velocidades de transformações químicas, usando modelos explicativos

Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) correspondentes
Competência 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos nas diferentes áreas  
Competência 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo  
Competência 7. Argumentar, com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta 
Competência 10. Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários

Metodologias / Estratégias 
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.  
• Resoluções de problemas experimentais.  
• Elaboração e discussão de hipóteses.  
• Observação dirigida de fenômenos.  
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.  
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.  

Recursos utilizados 
• Giz  
• Lousa  
• Notebook  
• Data show  
• Sala de leitura  
• Biblioteca  
• Laboratório  
• Microscópio  

Avaliações 
Atitudinal:  
• Avaliação do caderno  
- Leitura de textos e questionários de interpretação  
• Relatório de experiências  
- Descrições de observações realizadas com experiências  
• Avaliação de leitura   
Procedimental:  
• Trabalhos (cartaz, folder)  
Conceitual:  
• Avaliação mensal  
• Avaliação bimestral   
Recuperação contínua  

Fonte bibliográfica:
São Paulo faz Escola - Guia de Transição. Área de Ciências da Natureza. Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Orientações para o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário