quinta-feira, 21 de março de 2019

Plano de Transição Química - 1ª Série (1º Bimestre)

Tema/Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo  
Transformações químicas no dia a dia 
Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade  
•Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações  
•Diferentes intervalos de tempo para a ocorrência das transformações  
•Reações endotérmicas e exotérmicas  
•Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos  
•Transformações que podem ser revertidas  
Alguns materiais usados no dia a dia  
Caracterização de reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e identificação das substâncias  
•Propriedade das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade  
•Separação de substâncias por filtração, flotação, destilação, sublimação, recristalização 
•Métodos de separação no sistema produtivo

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Identificar matérias-primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos industriais  
• Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de precipitado, emissão de luz etc.)  
• Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo  
• Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas  
• Descrever as transformações químicas em linguagem discursiva  
• Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição
• Classificar fenômenos que resultem em formação de novas substâncias como transformações químicas  
• Comparar o tempo necessário para que transformações químicas ocorram (rapidez)  
• Classificar transformações químicas como fenômenos endotérmicos e exotérmicos  
• Classificar transformações químicas como revertíveis ou não revertíveis  
• Realizar cálculos e estimativas e interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas  
• Avaliar aspectos gerais que influenciam nos custos (ambiental e econômico) da produção de diferentes materiais  
• Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação etc.) com base nas propriedades dos materiais

Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) correspondentes
Competência 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos nas diferentes áreas 
Competência 4. Utilizar diferentes  linguagens – verbal (oral ou visual- motora, como Libras, e escrita),  corporal, visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo 
Competência 7. Argumentar, com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta  
Competência 10. Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários

Metodologias / Estratégias 
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.  
• Resoluções de problemas experimentais.  
• Elaboração e discussão de hipóteses.  
• Observação dirigida de fenômenos.  
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.  
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.  

Recursos utilizados 
• Giz  
• Lousa  
• Notebook  
• Data show  
• Sala de leitura  
• Biblioteca  
• Laboratório  
• Microscópio  

Avaliações 
Atitudinal:  
• Avaliação do caderno  
- Leitura de textos e questionários de interpretação  
• Relatório de experiências  
- Descrições de observações realizadas com experiências  
• Avaliação de leitura   
Procedimental:  
• Trabalhos (cartaz, folder)  
Conceitual:  
• Avaliação mensal  
• Avaliação bimestral   
Recuperação contínua  

Fonte bibliográfica:
São Paulo faz Escola - Guia de Transição. Área de Ciências da Natureza. Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Orientações para o professor.

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