Conteúdos Específicos
Terra e Universo – Olhando para o céu
Elementos astronômicos visíveis
• O Sol, a Lua, os planetas, as estrelas e as galáxias
• Localização de estrelas e constelações
• Cultura e constelações
• Movimentos dos astros relativos à Terra – de leste a oeste e a identificação da direção norte/sul
Elementos do Sistema Solar
• O Sol e os planetas no espaço
• Forma, tamanho, temperatura, rotação, translação, massa e atmosfera dos integrantes do Sistema Solar
• Distâncias e tamanhos na dimensão do Sistema Solar e representação em escala
Competências e Habilidades
• Ler e interpretar informações relacionadas ao céu apresentadas em diferentes linguagens, como música, dicionário, desenhos, textos e cartas celestes
• Descrever e/ou interpretar relatos de fenômenos ou de acontecimentos que envolvam conhecimentos a respeito do céu
• Diferenciar fenômenos astronômicos de fenômenos não astronômicos
• Identificar os pontos cardeais, com base em bússola caseira ou tomando como referência o movimento aparente do Sol
• Reconhecer e utilizar as coordenadas para localizar objetos no céu
• Observar e identificar algumas constelações no céu e em cartas celestes
• Reconhecer e empregar linguagem científica na denominação de astros, como planeta, planeta anão, asteroides, satélites, cinturão de asteroides etc.
• Comparar tamanhos e distâncias relativas entre astros pertencentes ao Sistema Solar, com base em figuras e ilustrações
• Construir um modelo em escala do Sistema Solar, interpretando as relações entre tamanho e distância dos astros que o integram
• Expressar de forma textual ideias, percepções e impressões a respeito das grandes dimensões do Sistema Solar em relação à pequena parcela ocupada pela Terra
• Reconhecer a construção do conhecimento científico relativo às observações do céu como um processo histórico e cultural, com base na análise de textos e/ou modelos
Metodologias / Estratégias
- Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
- Resoluções de problemas experimentais.
- Elaboração e discussão de hipóteses.
- Observação dirigida de fenômenos.
- Pesquisa em diferentes fontes de informação.
- Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
- Giz
- Lousa
- Notebook
- Data show
- Vídeos
- Microscópio
- Sala de leitura
Avaliações
Atitudinal
Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
Avaliação de leitura
Procedimental
Trabalhos (recorte e colagem, desenhos, etc.)
Conceitual
Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental, 7ª Ano, Volume 1. São Paulo: SEE, 2018.
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário