Conteúdos
Atmosfera como fonte de materiais para uso humano
Extração de materiais úteis da atmosfera; produção da amônia e estudos sobre a rapidez e a extensão das transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio como matéria-prima para produzir alguns materiais
• Liquefação e destilação fracionada do ar para obtenção de matérias-primas (oxigênio, nitrogênio e gases nobres)
• Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações (concentração, temperatura, pressão, estado de agregação e catalisador)
• Modelos explicativos da velocidade das transformações químicas • Estado de equilíbrio químico – coexistência de reagentes e produtos em certas transformações químicas
• Processos químicos em sistemas naturais e produtivos que utilizam nitrogênio – avaliação de produção, consumo e utilização social
Competências / Habilidades
• Reconhecer o ar atmosférico como uma mistura de gases.
• Reconhecer o processo de destilação fracionada na separação de substâncias com temperaturas de ebulição próximas.
• Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem.
• Reconhecer como as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração) e o uso de catalisadores podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química.
• Reconhecer os fatores determinantes (orientação e a energia de colisão) para que ocorra uma colisão efetiva entre moléculas das substâncias.
• Reconhecer, no nível microscópico e utilizando o modelo atômico de Dalton, como as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração) e o uso de catalisadores podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química.
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.
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