Transformação química na natureza e no sistema produtivo
– Transformações químicas no dia a dia
– Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade
• Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações
• Diferentes intervalos de tempo para a ocorrência das transformações
• Reações endotérmicas e exotérmicas
• Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos
• Transformações que podem ser revertidas
– Alguns materiais usados no dia a dia
– Caracterização de reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e identificação das substâncias
• Propriedade das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade
• Separação de substâncias por filtração, flotação, destilação, sublimação, recristalização
• Métodos de separação no sistema produtivo
• Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo.
• Reconhecer a importância dos fatores tempo, energia e revertibilidade nas transformações químicas que ocorrem no dia a dia e no sistema produtivo.
• Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de precipitado, emissão de luz).
• Identificar transformações químicas como revertíveis ou não revertíveis.
• Identificar as propriedades das substâncias (solubilidade, densidade, ponto de fusão e ponto de ebulição) a partir de gráficos e tabelas.
• Identificar substâncias de misturas considerando dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição.
• Selecionar métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação, flotação, sublimação, recristalização) com base nas propriedades dos materiais.
• Reconhecer a importância dos fatores tempo, energia e revertibilidade nas transformações químicas que ocorrem no dia a dia e no sistema produtivo.
• Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de precipitado, emissão de luz).
• Identificar transformações químicas como revertíveis ou não revertíveis.
• Identificar as propriedades das substâncias (solubilidade, densidade, ponto de fusão e ponto de ebulição) a partir de gráficos e tabelas.
• Identificar substâncias de misturas considerando dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição.
• Selecionar métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação, flotação, sublimação, recristalização) com base nas propriedades dos materiais.
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário