Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Metais – processos de obtenção e relações quantitativas
Relações quantitativas envolvidas na transformação química Estequiometria; impactos ambientais na produção do ferro e do cobre
• Massa molar e quantidade de matéria (mol)
• Cálculo estequiométrico – massas, quantidades de matéria e energia nas transformações
• Cálculos estequiométricos na produção do ferro e do cobre
• Impactos socioambientais na extração mineral e na produção do ferro e do cobre
• Reconhecer as diferenças entre as grandezas de massa, massa molar, energia, quantidade de matéria (mol) e número de partículas nas transformações químicas.
• Resolver problemas que envolvam o cálculo de massa, massa molar, energia, quantidade de matéria (mol) e número de partículas das substâncias, reagentes e produtos nas transformações químicas.
• Identificar os impactos ambientais decorrentes da extração e da metalurgia de minérios de ferro e de cobre.
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.
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