Conteúdos
Materiais e suas propriedades
O comportamento dos materiais
Relações entre propriedades das substâncias e suas estruturas
Interações interpartículas e intrapartículas e algumas propriedades dos materiais
• Polaridade das ligações covalentes e das moléculas
• Forças de interação entre as partículas – átomos, íons e moléculas – nos estados sólido, líquido e gasoso
• Interações inter e intrapartículas para explicar as propriedades das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica
• Dependência da temperatura de ebulição dos materiais com a pressão atmosférica
Competências / Habilidades
• Reconhecer os estados sólido, líquido e gasoso e as propriedades macroscópicas das substâncias em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons e moléculas.
• Relacionar a temperatura de ebulição das substâncias em função da pressão atmosférica a partir de gráficos, tabelas e diagramas.
• Relacionar as propriedades dos materiais (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica) a partir das interações químicas interpartículas (forças de London e ligações de hidrogênio) e intrapartículas.
• Identificar impactos ambientais, econômicos e sociais da produção e dos usos dos materiais (vidros, pedras preciosas e cerâmicas) com base em textos e dados.
• Reconhecer a formação de uma substância a partir das interações eletrostáticas entre as partículas que a constitui.
• Reconhecer ligações covalentes em sólidos e em macromoléculas. • Reconhecer ligações iônicas em sais sólidos e líquidos.
• Reconhecer ligações metálicas.
• Estabelecer relações entre altitude, pressão atmosférica, temperatura de ebulição.
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.
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