Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Metais – processos de obtenção
Representação de transformações químicas
Processos de obtenção de ferro e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica; balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação química – relação entre massa, número de partículas e energia
• Transformações químicas na produção de ferro e de cobre
• Símbolos dos elementos e equações químicas
• Balanceamento das equações químicas
• Organização dos elementos de acordo com suas massas atômicas na tabela periódica
• Equações químicas dos processos de produção de ferro e de cobre
• Importância do ferro e do cobre na sociedade atual
Competências / Habilidades
• Identificar os elementos químicos destacados na tabela periódica.
• Localizar os elementos químicos na tabela periódica (massa atômica, número atômico, família, período e símbolo químico).
• Representar substâncias usando fórmulas químicas e vice-versa.
• Reconhecer nas transformações químicas as equações que se encontram balanceadas.
• Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes.
• Calcular as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas mensuráveis (gramas, quilogramas, toneladas) dessas substâncias.
• Reconhecer as propriedades específicas dos metais.
• Reconhecer aspectos sociais, tecnológicos e econômicos envolvidos na produção e no uso de metais.
• Reconhecer aspectos econômicos e sociais na reciclagem de metais.
• Calcular nas transformações químicas as proporções em número de partículas, massa e energia.
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.
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