Conteúdos
Materiais e suas propriedades
Água e seu consumo pela sociedade
Propriedades da água para consumo humano
Água pura e água potável; dissolução de materiais em água e mudança de propriedades; concentração de soluções
• Concentração de soluções em massa e em quantidade de matéria (g.L–1, mol.L–1, ppm, % em massa)
• Alguns parâmetros de qualidade da água–concentração de materiais dissolvidos
Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas em soluções
Relações estequiométricas; solubilidade de gases em água; potabilidade da água para consumo humano
• Relações quantitativas de massa e de quantidade de matéria (mol) nas transformações químicas em solução, de acordo com suas concentrações
• Determinação da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas (Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO)
• Uso e preservação da água no mundo
• Fontes causadoras da poluição da água
• Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de pH
Competências / Habilidades
• Reconhecer os critérios brasileiros e aspectos da legislação sobre o uso das águas e a poluição das águas a partir de dados, gráficos e tabelas.
• Identificar os processos envolvidos no tratamento da água para o consumo humano.
• Resolver problemas que envolvam cálculos de concentração de soluções expressa em unidades de g.L–1, mol.L–1, ppm, % em massa, % em volume e número de partículas.
• Reconhecer o conceito de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) com base em textos, esquemas e tabelas.
• Resolver problemas que envolvam cálculos de concentração de soluções e DBO, com base em situações do cotidiano, para verificar a qualidade da água para o consumo.
• Reconhecer a solubilidade de soluções em produtos de uso cotidiano a partir de dados, gráficos e tabelas.
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.
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