Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Combustíveis – transformação química, massas envolvidas e produção de energia
Reagentes e produtos – relações em massa e energia
Reações de combustão; aspectos quantitativos nas transformações químicas; poder calorífico dos combustíveis
• Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas
• Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações químicas
• Formação de ácidos e outras implicações socioambientais da produção e do uso de diferentes combustíveis
Primeiras ideias sobre a constituição da matéria
Modelo de Dalton sobre a constituição da matéria
• Conceitos de átomo e de elemento segundo Dalton
• Suas ideias para explicar transformações e relações de massa
• Modelos explicativos como construções humanas em diferentes contextos sociais
Competências / Habilidades
• Identificar os reagentes, produtos e a energia envolvida em reações de combustão.
• Estimar as proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas.
• Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de carvão vegetal e mineral e de outros combustíveis.
• Identificar as principais ideias sobre a constituição da matéria a partir das ideias de Dalton (modelo atômico de Dalton).
• Determinar a massa, calor produzido e o poder calorífico de combustíveis nas transformações químicas.
• Reconhecer os fenômenos da chuva ácida e o efeito estufa por meio de figuras, diagramas e textos.
• Reconhecer o modelo atômico de Dalton na interpretação da constituição da matéria e a lei de conservação de massa nas transformações químicas.
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.
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