Materiais e suas propriedades
O comportamento dos materiais e os modelos de átomo
As limitações das ideias de Dalton para explicar o comportamento dos materiais; o modelo de Rutherford-Bohr; ligações químicas iônicas, covalentes e metálicas; energia de ligação das transformações químicas
• Condutibilidade elétrica e radiatividade natural dos elementos
• O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos materiais
• O modelo de Bohr e a constituição da matéria
• O uso do número atômico como critério para organizar a tabela periódica
• Ligações químicas em termos de forças elétricas de atração e repulsão
• Transformações químicas como resultantes de quebra e formação de ligações
• Previsões sobre tipos de ligação dos elementos a partir da posição na tabela periódica
• Cálculo da entalpia de reação pelo balanço energético resultante da formação e ruptura de ligações
• Diagramas de energia em transformações endotérmicas e exotérmicas
• Relacionar a presença de íons em materiais com a condutibilidade elétrica.
• Identificar as regiões constituintes dos átomos (núcleo e eletrosfera) e suas respectivas partículas (prótons, nêutrons e elétrons).
• Relacionar o número atômico com o número de prótons e o número de massa com a soma do número de prótons e nêutrons.
• Reconhecer a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr.
• Localizar os elementos químicos na tabela periódica a partir dos números atômicos.
• Relacionar modelos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) com as propriedades das substâncias (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade, condutibilidade e estado físico à temperatura e pressão ambientes).
• Reconhecer a variação de energia envolvida em transformações químicas a partir de gráficos, tabelas e diagramas.
• Reconhecer a energia envolvida numa transformação química, considerando a ideia de quebra e formação de ligações (iônica, covalente e metálica) e os valores das energias de ligação.
• Identificar o tipo de ligação química (iônica, covalente e metálica) a partir do conceito de eletronegatividade.
Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
• Resoluções de problemas experimentais.
• Elaboração e discussão de hipóteses.
• Observação dirigida de fenômenos.
• Pesquisa em diferentes fontes de informação.
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
• Giz
• Lousa
• Notebook
• Data show
• Sala de leitura
• Biblioteca
• Laboratório
• Microscópio
Avaliações
Atitudinal:
• Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
• Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
• Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
• Avaliação de leitura
Procedimental:
• Trabalhos (cartaz, folder)
Conceitual:
• Avaliação mensal
• Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.
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