Conteúdos Específicos
Origem e evolução dos seres vivos
• Origem da vida – teorias, representações e cultura
• Evolução – transformações dos seres vivos ao longo do tempo
• Fósseis – registros do passado
Características básicas dos seres vivos
• Subsistência – obtenção de matéria e energia e transferência de energia entre seres vivos
• Reprodução
• Classificação – agrupar para compreender a enorme variedade de espécies
• Os reinos dos seres vivos
• Causas e consequências da extinção de espécies
• A distinção entre esqueleto interno e esqueleto externo
• Animais com e sem coluna vertebral
• Aspectos comparativos dos diferentes grupos de vertebrados
• Aspectos comparativos dos diferentes grupos de invertebrados
• Aspectos comparativos dos diferentes grupos de plantas
• As funções dos órgãos vegetais
• A reprodução dos vegetais – plantas com ou sem flores
• O papel das folhas na produção de alimentos – fotossíntese
• Características gerais dos fungos
Competências e Habilidades
• Ler e interpretar diferentes representações sobre a origem da vida, expressas em textos de natureza diversa
• Relacionar as informações presentes em textos que tratam da origem dos seres vivos com os contextos em que foram produzidos
• Confrontar interpretações diversas dadas ao fenômeno do surgimento da vida no planeta, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados
• Reconhecer que os fósseis são evidências da evolução dos seres vivos, com base em textos e/ou ilustrações
• Reconhecer a organização celular como uma característica fundamental das formas vivas
• Identificar e caracterizar as funções vitais básicas das formas vivas
• Representar estruturas celulares básicas por meio da construção de modelos tridimensionais
• Utilizar conceitos biológicos na caracterização de seres vivos: unicelular, pluricelular, autótrofo e heterótrofo, entre outros
• Comparar diferentes critérios que podem ser utilizados na classificação biológica
• Ler e interpretar diferentes informações referentes à extinção das espécies em textos, gráficos e ilustrações
• Construir, apresentar e reconhecer argumentação plausível para a defesa da preservação da biodiversidade
• Relacionar as informações presentes em textos que tratam da origem dos seres vivos com os contextos em que foram produzidos
• Relacionar as informações presentes em textos que tratam da origem dos seres vivos com os contextos em que foram produzidos
• Confrontar interpretações diversas dadas ao fenômeno do surgimento da vida no planeta, comparando diferentes pontos
• Identificar e explicar as principais causas de destruição dos ecossistemas
• Reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida, destacando de que maneira ela pode ser ameaçada por condições climáticas e pela intervenção humana
• Identificar e descrever as principais adaptações dos animais, plantas e fungos aos ambientes em que vivem, com base em textos e/ou ilustrações
Metodologias / Estratégias
- Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
- Resoluções de problemas experimentais.
- Elaboração e discussão de hipóteses.
- Observação dirigida de fenômenos.
- Pesquisa em diferentes fontes de informação.
- Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Recursos utilizados
- Giz
- Lousa
- Notebook
- Data show
- Vídeos
- Microscópio
- Sala de leitura
Avaliações
Atitudinal
Avaliação da apostila
- Elaborar produtos das atividades da apostila
Avaliação do caderno
- Leitura de textos e questionários de interpretação
Relatório de experiências
- Descrições de observações realizadas com experiências
Avaliação de leitura
Procedimental
Trabalhos (recorte e colagem, desenhos, etc.)
Conceitual
Avaliação bimestral
Recuperação contínua
Fonte bibliográfica:
Nenhum comentário:
Postar um comentário