terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Plano de Ensino de Ciências – 8º Ano (2º Bimestre)



Conteúdos específicos
Estratégias reprodutivas dos seres vivos: corte e acasalamento.
Reprodução sexuada e assexuada.
Fertilização externa e interna.
Desenvolvimento: ovíparos e vivíparos.
Puberdade: as mudanças físicas, emocionais e hormonais relacionadas ao amadurecimento sexual dos adolescentes.

As faces da sexualidade.
Anatomias interna e externa dos sistemas reprodutores masculino e feminino.
Ovulação, fertilização, gravidez e parto.
Doenças sexualmente transmissíveis: prevenção e tratamento.
Os métodos anticoncepcionais e a gravidez na adolescência.

Habilidades e competências
Explicar, mediante exemplos, a ideia de reprodução sexuada e assexuada.
Identificar a diferença principal entre os tipos de fertilização.
Citar exemplos de cada um dos tipos de desenvolvimento estudados.

Reconhecer a organização e a função do aparelho reprodutor humano.
Entender puberdade como mudanças físicas que preparam o corpo do ser humano para a reprodução e que acontecem durante a adolescência.
Reconhecer as principais mudanças corporais que ocorrem em ambos os sexos da espécie humana durante a puberdade.
Compreender os efeitos dos hormônios sexuais.

Explicar o ciclo menstrual com base na ação hormonal.
Compreender o conceito de vulnerabilidade.
Conhecer métodos contraceptivos e de proteção contra DST.

Estratégias
Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções de problemas experimentais.
Elaboração e discussão de hipóteses.
Observação dirigida de fenômenos.
Pesquisa em diferentes fontes de informação.
Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Avaliações
Elaborar produtos das atividades.
Questionários de interpretação.
Descrições de observações realizadas.
Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação cotidiana.

Recursos
Giz, lousa, computador, data show, vídeos.

Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

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