domingo, 29 de dezembro de 2013

Plano de Ensino de Ciências – 9º Ano (3º Bimestre)

Conteúdos específicos
Olfato e paladar.
O sentido do tato.
O olho – aparelho que decodifica imagens; a propagação da luz; defeitos da visão e lentes de correção.
Ampliação da visão – luneta, periscópio, telescópio, microscópio.
O ouvido, a propagação do som e o ultrassom.
Os cinco sentidos e a terceira idade.

Habilidades e competências
Identificar os mecanismos básicos pelos quais os cheiros e os gostos são sentidos.
Identificar e explicar as diferentes estruturas da língua na percepção dos diferentes sabores.
Identificar as diferentes estruturas responsáveis pelo tato.

Identificar e explicar os mecanismos básicos de funcionamento do olho humano.
Identificar e explicar os principais defeitos da visão, bem como os efeitos das lentes na correção desses defeitos.
Explicar o funcionamento básico de instrumentos e aparelhos que ampliam a visão humana.

Explicar o funcionamento básico do sistema auditivo, o processo de propagação dos sons.
Identificar e reconhecer o impacto do envelhecimento sobre o funcionamento dos órgãos dos sentidos.

Estratégias
Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções de problemas experimentais.
Elaboração e discussão de hipóteses.
Observação dirigida de fenômenos.
Pesquisa em diferentes fontes de informação.
Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Avaliações
Elaborar produtos das atividades.
Questionários de interpretação.
Descrições de observações realizadas.
Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação cotidiana.

Recursos
Giz, lousa, computador, data show, vídeos.

Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário