quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Plano de Ensino de Ciências – 8º Ano (4º Bimestre)



Conteúdos específicos
Formas de utilização da energia elétrica no cotidiano, na cidade, no país e em nível mundial.
Cálculos e estimativas de consumo residencial de energia elétrica e a relação entre consumo e tipos de eletrodomésticos.

Circuito elétrico residencial e de sistemas simples como lanterna, luminária e luzes de árvore de Natal.
Risco e segurança no uso de eletricidade: uso adequado dos aparelhos elétricos, choques e fios de alta tensão.

Fontes de energia elétrica: transformações de energia no processo de obtenção da eletricidade.
Produção de energia elétrica: impactos ambientais e sustentabilidade.
Recursos energéticos: petróleo, carvão, gás natural e biomassa.
Transformações nos processos de produção e uso de energia. Eficiências energéticas das etapas.
Transportes e diferentes consumos de energia. A evolução dos transportes na história da humanidade.

Habilidades e competências
Utilizar a energia elétrica em nosso cotidiano.
Identificar situações ou atividades de seu dia a dia que dependam da energia elétrica.
Aprender a medir o consumo de energia dos aparelhos elétricos que são utilizados em nosso cotidiano. Investigar o circuito elétrico de alguns sistemas simples.

Explorar os riscos envolvidos na utilização de aparelhos elétricos e os cuidados necessários que devemos tomar para evitar situações de risco.
Investigar a diferença entre materiais condutores e isolantes.
Compreender as transformações de energia no processo de obtenção de eletricidade.
Entender como a eletricidade é produzida nas usinas geradoras, enfatizando as transformações de energia que ocorrem nesse processo.
Compreender os impactos ambientais decorrentes da geração de energia elétrica e sobre o uso sustentável de energia.
Relacionar a evolução dos transportes com o consumo de energia pelo homem.
Ressaltar o consumo indireto.


Estratégias
Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções de problemas experimentais.
Elaboração e discussão de hipóteses.
Observação dirigida de fenômenos.
Pesquisa em diferentes fontes de informação.
Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.
Visita ao Museu da Energia de Jundiaí.

Avaliações
Elaborar produtos das atividades.
Questionários de interpretação.
Descrições de observações realizadas.
Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação cotidiana.
Relatório sobre a visita ao Museu.


Recursos
Giz, lousa, computador, data show, vídeos.

Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário