quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Plano de Ensino de Ciências – 8º Ano (3º Bimestre)

Conteúdos específicos
Movimento de translação da Terra em torno do Sol. A invariância do eixo de rotação no movimento de translação.
Translação da Terra e as estações do ano.
Estações do ano e variações climáticas.
Unidade de medida de tempo: um ano. Calendários e diversas culturas.
Horário de verão: seu significado e impacto na conservação da energia e na saúde.

Significados da Lua e do Sol nas diferentes culturas.

Movimento da Lua no referencial da Terra. Fases da Lua.

Modelo explicativo dos movimentos relativos do sistema Sol, Terra e Lua.


Eclipses lunar e solar.

O Sol como estrela e as estrelas como pequenos sóis. O conceito de galáxia.

O movimento do Sol ao redor do centro da galáxia e o movimento galáctico. O Grupo Local e outros aglomerados galácticos.

Habilidades e competências
Compreender o conceito de eixo de rotação.
Compreender e explicar as estações do ano.
Compreender o conceito de eclíptica.

Relacionar as estações do ano com o movimento orbital da Terra e a inclinação de seu eixo de rotação.


Utilizar modelos explicativos para compreender e explicar as estações do ano.
Associar as estações do ano às mudanças climáticas e sua influência na vida terrestre.
Associar as estações do ano à duração do dia.
Compreender a influência das estações do ano na vida terrestre e em fatos cotidianos, como o horário de verão.

Associar o conceito de ano ao movimento orbital da Terra.
Compreender que o ano civil não corresponde exatamente ao ano trópico.
Compreender o calendário como um instrumento de medida de tempo e produto da cultura humana em determinado local e determinada época.
Entender algumas particularidades do calendário gregoriano.

Compreender a periodicidade das fases da Lua.
Associar a periodicidade das fases e o movimento orbital da Lua.
Compreender que a Lua e o Sol foram vistos em diferentes épocas e culturas de formas diferentes.
Compreender que as estrelas são astros como o Sol, mas que estão extremamente distantes.
Expressar o lugar onde vive no universo, usando a ideia de escala.

Estratégias
Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções de problemas experimentais.
Elaboração e discussão de hipóteses.
Observação dirigida de fenômenos.
Pesquisa em diferentes fontes de informação.
Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Avaliações
Elaborar produtos das atividades.
Questionários de interpretação.
Descrições de observações realizadas.
Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação cotidiana.

Recursos
Giz, lousa, computador, data show, vídeos.


Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário