sábado, 28 de dezembro de 2013

Plano de Ensino de Ciências – 9º Ano (2º Bimestre)

Conteúdos específicos
As relações entre o encéfalo, a medula espinhal e o sistema nervoso periférico.

Atos voluntários e atos reflexos.
A sinapse nervosa.
Sistema endócrino e o controle das funções do corpo.
Glândulas exócrinas e endócrinas.
Principais hormônios e suas funções.
Hormônios sexuais e a puberdade.
O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei.
Como agem as drogas psicoativas.

Habilidades e competências
Compreender que o sistema nervoso funciona como uma rede de transmissão de informações dentro do corpo e tem atuação marcante no controle das atividades corporais.
Entender que o corpo humano não é meramente a soma dos sistemas e aparelhos que o compõem, mas sim um todo integrado graças à coordenação central exercida pelos sistemas nervoso e endócrino.

Identificar os sistemas nervoso e endócrino como sistemas de relação entre os elementos internos do corpo e dele todo com o meio ambiente, seja no seu funcionamento normal seja em situações de risco à integridade pessoal e social.
Conhecer os efeitos das drogas no organismo.

Estratégias
Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.
Resoluções de problemas experimentais.
Elaboração e discussão de hipóteses.
Observação dirigida de fenômenos.
Pesquisa em diferentes fontes de informação.
Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Avaliações
Elaborar produtos das atividades.
Questionários de interpretação.
Descrições de observações realizadas.
Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas.
Observação cotidiana.

Recursos
Giz, lousa, computador, data show, vídeos.

Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário