sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Plano de Ensino Biologia - 1º Ano (2º Bimestre)

Conteúdos específicos
A interdependência da vida – A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais
Fatores de problemas ambientais
• Densidade e crescimento da população
• Mudança nos padrões de produção e de consumo
• Interferência nos ciclos naturais – efeito estufa, mudanças climáticas, uso de fertilizantes
Problemas ambientais contemporâneos
• Poluidores do ar, da água e do solo
• Condição do solo, da água e do ar nas regiões do Brasil
• Destino do lixo e do esgoto, tratamento da água, ocupação do solo e qualidade do ar
• Ações individuais, coletivas e oficiais que minimizam a interferência humana
• Contradições entre conservação ambiental e interesses econômicos
• Tecnologias para a sustentabilidade ambiental
• Conferências internacionais e compromissos de recuperação de ambientes

Habilidades e competências
• Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas
• Identificar as variações na densidade de populações, em razão de mudanças ambientais ou de alterações nos fatores bióticos, com base em textos ou gráficos
• Identificar fatores que controlam o tamanho de uma população
• Estimar a variação na densidade da população de predadores como resultado da flutuação na densidade de suas presas
• Reconhecer que a ação de fatores bióticos e abióticos promove o equilíbrio dinâmico das populações, mantendo relativamente estáveis as características dos ecossistemas
• Correlacionar alterações climáticas da cidade de São Paulo com desmatamento e crescimento populacional
• Identificar os fatores que provocaram o desmatamento na Mata Atlântica ao longo do tempo e aqueles responsáveis pelo desmatamento atual
• Identificar e caracterizar o processo de poluição das águas por matéria orgânica e detergentes, bem como propostas que permitem reduzi-la
• Identificar usos e procedimentos que causam poluição da água
• Relacionar a morte de peixes à falta de oxigênio, e não à “sujeira” na água
• Identificar e caracterizar fatores ecológicos que interferem no tamanho de uma população em situação de despejo de esgoto na água
• Identificar os riscos do descarte irregular de produtos que contenham substâncias tóxicas não biodegradáveis
• Identificar estratégias diversas de tratamento do lixo, reconhecendo vantagens e desvantagens em cada uma delas
• Propor estratégias para minimizar ou resolver o problema do lixo urbano
• Reconhecer fatores que concorrem para gerar o efeito estufa
• Identificar os gases que vêm contribuindo para produzir o efeito estufa, hoje e antes da Revolução Industrial, reconhecendo possíveis consequências desse fenômeno
• Identificar e caracterizar as fontes de emissão de gás carbônico que contribuíram para intensificar o aquecimento global
• Analisar medidas que permitem controlar e/ou resolver os principais problemas ambientais, tais como efeito estufa, destruição da camada de ozônio, desaparecimento de espécies animais e vegetais, alteração no regime das chuvas e poluição do ar, da água e do solo

Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades

Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação

Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos

Bibliografia
Fonte: Caderno do Professor: Biologia, Ensino Médio, 1ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.

Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

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