sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Plano de Ensino Biologia - 2º Ano (2º Bimestre)

Conteúdos específicos
Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética – Variabilidade genética e hereditariedade
Mecanismos de variabilidade genética
• Reprodução sexuada e processo meiótico
Os fundamentos da hereditariedade
• Características hereditárias congênitas e adquiridas
• Concepções pré-mendelianas e as leis de Mendel
• Teoria cromossômica da herança
• Determinação do sexo e herança ligada ao sexo
• Cariótipo normal e alterações cromossômicas, como Down, Turner e Klinefelter Genética humana e saúde
• Grupos sanguíneos (ABO e Rh) – transfusões e incompatibilidade
• Distúrbios metabólicos – albinismo e fenilcetonúria
• Tecnologias na prevenção de doenças metabólicas
• Transplantes e doenças autoimunes
• Importância e acesso ao aconselhamento genético

Habilidades e competências
• Identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas
• Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas
• Elaborar e testar hipóteses sobre composição genética de indivíduos
• Propor e testar hipóteses sobre herança, aplicando as ideias de Mendel
• Interpretar dados apresentados em esquemas, tabelas e gráficos a partir de conhecimentos sistematizados sobre transmissão das características hereditárias
• Prever os resultados de cruzamentos genéticos baseados nas leis de Mendel
• Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo
• Identificar e caracterizar os principais eventos que ocorrem na meiose
• Identificar e caracterizar o paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose e o dos genes na formação dos gametas
• Construir e analisar heredogramas
• Identificar e caracterizar os mecanismos básicos envolvidos na determinação do sexo dos organismos em geral
• Identificar e caracterizar o mecanismo de transmissão das características ligadas aos cromossomos sexuais

Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades

Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação

Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos

Bibliografia
Fonte: Caderno do Professor: Biologia, Ensino Médio, 2ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.

Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário